A Federação Internacional do Automóvel implementará novas regras com o intuito de abrandar as trocas de pneus a partir do Grande Prémio da Hungria.
Numa nova diretiva técnica enviada esta semana às equipas, a FIA anunciou a introdução de uma série de atrasos em diversas fases da troca de pneus.
De acordo com o órgão governativo do desporto, na base destas medidas está a segurança, uma vez que os objetivos passam por garantir que as rodas estão devidamente apertadas e impedir que os mecânicos antecipem a finalização dos procedimentos para poupar tempo.
Esta medida assegurará, assim, que os tempos de reação humanos serão cumpridos e que as equipas não confiarão simplesmente no seu trabalho sem que este seja verificado.
Concretamente, existirá um tempo mínimo de 0,15 segundos desde o momento em que as porcas das rodas estão apertadas até o homem do macaco receber a instrução para baixar o carro. Depois disso, terá de haver um intervalo superior a 0,2 segundos desde a remoção do macaco até ao piloto receber a luz verde para arrancar.
Estes números deverão impossibilitar a repetição das diversas paragens abaixo dos dois segundos realizadas pela Red Bull ao longo das últimas temporadas.