A Federação Internacional do Automóvel confirmou que a Red Bull excedeu o limite orçamental definido para a temporada de 2021.
Num comunicado emitido na tarde desta segunda-feira, o órgão governativo do desporto anunciou que todas as equipas cumpriram os regulamentos financeiros em 2021, com a exceção da Red Bull, da Aston Martin e da Williams.
A infração da Williams está relacionada com o atraso na submissão dos seus documentos, situação pela qual a equipa já foi multada.
O caso da Aston Martin também está relacionado com o procedimento de submissão das suas contas, enquanto a Red Bull incorreu não só numa violação processual, como também num gasto excessivo de dimensão reduzida.
Os Regulamentos Financeiros definem uma infração “menor” como um gasto excessivo de no máximo 5% do valor de 145 milhões de dólares.
Infrações processuais e violações menores do limite orçamental podem resultar em sanções financeiras e/ou penalizações desportivas menores, mas a FIA ainda não revelou de que forma abordará as irregularidades da Aston Martin e da Red Bull.
“A Administração do Limite Orçamental da FIA está actualmente a determinar a linha de acção apropriada a ser tomada ao abrigo dos Regulamentos Financeiros no que diz respeito à Aston Martin e à Red Bull e serão comunicadas mais informações em conformidade com os Regulamentos”, lê-se no comunicado.
Tem que ter punição perca do título de 2021,mais punição pro ano 2022 pq com este capital a mais é notório que o desempenho foi maior que as outras equipes levando vantagem se tem uma margem de dinheiro pra ser cumprida então que seja.