• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Segunda-feira, Novembro 10, 2025
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

FIA emite nova diretiva técnica para reduzir o ‘porpoising’ por razões de segurança

F1PT F1PT
16/06/2022
FIA emite nova diretiva técnica para reduzir o ‘porpoising’ por razões de segurança
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Preocupada com o impacto do movimento oscilatório dos carros na saúde dos pilotos, a Federação Internacional do Automóvel emitiu uma diretiva técnica onde exige que as equipas façam os ajustes necessários “para reduzir ou eliminar este fenómeno”.

O intenso ‘bouncing’ dos monolugares nos ressaltos das retas do circuito de Baku acentuou as queixas físicas dos pilotos e levou a diversos pedidos para que o órgão governativo do desporto interviesse por razões de segurança.

Num comunicado lançado antes do Grande Prémio do Canadá, a FIA delineou um conjunto de medidas que as equipas terão de cumprir para erradicar a questão.

“Uma diretiva técnica foi emitida para dar orientações às equipas sobre as medidas que a FIA pretende tomar para enfrentar o problema. Estas incluem:

1. Escrutínio mais minucioso das planks e skids (placas de madeira e extremidades em titânio), tanto em termos de design quanto de desgaste observado;

2. A definição de uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, que dará um limite quantitativo para o nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica ainda está a ser analisada pela FIA, e as equipas de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.”

Foi também estipulado que um piloto pode ser desclassificado do evento caso a afinação do seu monolugar não seja considerada segura.

A FIA reforçou que as medidas foram pensadas no interesse da saúde dos pilotos e após uma reunião com os seus médicos.

“Num desporto em que os concorrentes conduzem regularmente a velocidades superiores a 300km/h, considera-se que toda o foco do piloto deve estar nessa tarefa e que a fadiga ou a dor excessiva podem ter consequências significativas”, lê-se.
“Para além disso, a FIA tem preocupações em relação ao impacto físico imediato na saúde dos pilotos, que relataram dores nas costas na sequência de acontecimentos recentes.”
Notícia Anterior

Sainz diz que foi “extremamente frustrante” perder mais quilómetros com o abandono de Baku

Próxima Notícia

Latifi acredita que Montreal irá expor muitas das fraquezas do carro de 2022 da Williams

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leclerc e Hamilton criticados pelo presidente da Ferrari: “Precisam de se concentrar mais e falar menos”
Fórmula 1

Leclerc e Hamilton criticados pelo presidente da Ferrari: “Precisam de se concentrar mais e falar menos”

10/11/2025

John Elkann, presidente da Ferrari, surpreendeu ao criticar a postura da dupla de pilotos da equipa de Fórmula 1, sugerindo...

Ler maisDetails
Bortoleto: “Foi um dos fins de semana mais difíceis da minha carreira”

Bortoleto: “Foi um dos fins de semana mais difíceis da minha carreira”

10/11/2025
Hamilton admite que está a viver “um pesadelo” no seu ano de estreia com a Ferrari

Hamilton admite que está a viver “um pesadelo” no seu ano de estreia com a Ferrari

10/11/2025
Kimi Antonelli: “Foi o fim de semana mais completo até agora”

Kimi Antonelli: “Foi o fim de semana mais completo até agora”

10/11/2025
Verstappen: “É um resultado incrível para nós. Mostra que nunca desistimos”

Verstappen: “É um resultado incrível para nós. Mostra que nunca desistimos”

09/11/2025
Leclerc considera que Kimi Antonelli é tão culpado pela colisão como Piastri

Leclerc considera que Kimi Antonelli é tão culpado pela colisão como Piastri

09/11/2025

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.