Introduzir pneus de 18 polegadas a partir de 2021 e banir os cobertores dos pneus são duas das medidas tomadas pela FIA para aumentar o espetáculo na Fórmula 1.
Para além de passaram de 13 para 18 polegadas, de 2021 em diante, os pneus dianteiros deverão ser mais estreitos, com uma redução de 35mm a determinar uma largura de 270mm, enquanto os pneus traseiros continuarão com os mesmos 405mm e terão um aumento de 670mm para 700 ou 720mm no que ao diâmetro diz respeito.
O próximo contrato do fornecedor único cobrirá as quatro temporadas de 2020 a 2023, a primeira das quais ainda com os atuais regulamentos de pneus em vigor.
Isso significa que se outro fornecedor para além da Pirelli se quiser juntar à Fórmula 1, terá de desenvolver pneus do zero que serão utilizados por apenas um ano antes de os novos regulamentos serem implementados em 2021.
Outra das novidades revelada pela FIA foi a eliminação das coberturas de aquecimento dos pneus, uma medida que representará um dos maiores desafios do ponto de vista técnico para a Pirelli nos últimos anos.
Este assunto já foi discutido por várias vezes e os cobertores de pneus já estiveram para ser banidos anteriormente, masos planos foram sempre adiados por razões de segurança.