A Federação Internacional do Automóvel anunciou que está, de agora em diante, aberta a receber candidaturas de duas equipas para a temporada de 2025 da Fórmula 1.
O órgão que governa o desporto motorizado a nível mundial lançou esta terça-feira “um processo de candidatura para identificar potenciais equipas que pretendam participar a nível competitivo no Mundial da Fórmula 1”.
De acordo com a FIA, a avaliação das candidaturas terá em conta fatores como as capacidades e recursos técnicos da equipa, a capacidade da equipa de angariar e manter um financiamento suficiente para permitir a participação no campeonato a um nível competitivo, a experiência da equipa e os recursos humanos.
Os candidatos terão ainda de explicar a forma como planeiam atingir os critérios de sustentabilidade definidos pela Fórmula 1.
“O crescimento e a atratividade do Mundial de Fórmula 1 atingiu níveis sem precedentes”, afirmou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“A FIA acredita que estão reunidas as condições para que as partes interessadas que satisfaçam os critérios de seleção possam manifestar um interesse formal em participar no campeonato.”
“Pela primeira vez, como parte das condições de seleção, solicitamos aos candidatos que indiquem como cumpriram os critérios de sustentabilidade da FIA e como teriam um impacto social positivo através do desporto.”
“O processo é uma extensão lógica da aceitação positiva dos Regulamentos da Unidade Motriz de 2026 da Fórmula 1, que atraíram a Audi para a Fórmula 1 e criaram interesse noutros potenciais participantes.”
A FIA esclareceu ainda que a decisão final passará também pela Liberty Media e que a detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1 pode impor as suas próprias condições de seleção.
“Para evitar dúvidas, nenhum novo candidato tem o direito automático de entrar no campeonato e o número máximo de equipas a competir no campeonato até à temporada de 2025, inclusive, está limitado a 12”, lê-se no comunicado da FIA.
“No caso de nenhum candidato ser considerado adequado pela FIA e/ou pelo titular dos direitos comerciais da Fórmula 1, nenhuma nova equipa será selecionada.”
O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 30 de Abril e uma decisão será anunciada pela FIA até ao final do mês de Junho.
Caso veja a sua candidatura aprovada, a nova equipa pode optar por entrar no campeonato em 2025, 2026 ou 2027 – sendo que a entrada em 2025 implicaria o pagamento de uma taxa 200 milhões de dólares que seria partilhada entre as equipas existentes, valor que deverá aumentar significativamente a partir de 2026.






