Peter Bayer, diretor executivo do departamento de monolugares da FIA, afirmou que a permanência de Michael Masi no cargo de diretor de corrida da Fórmula 1 não está garantida.
O futuro de Masi como diretor de corrida tem sido colocado em causa desde o controverso final do Grande Prémio de Abu Dhabi, quando os pilotos que rodavam entre Lewis Hamilton e Max Verstappen foram autorizados a desdobrarem-se do líder, permitindo que o holandês pudesse tirar partido dos seus pneus mais frescos para vencer a corrida e o título de campeão do mundo.
Com o intuito de retirar ilações válidas para o futuro do desporto, a Federação Internacional do Automóvel está a proceder a uma análise dos acontecimentos do último Grande Prémio de 2021.
“Ele fez um trabalho soberbo”, disse Bayer sobre Masi. “Nós dissemos-lhe isso, mas também existe a possibilidade de haver um novo diretor de equipa.”
“Eu só posso fazer sugestões ao Conselho Mundial, e elas vão definitivamente incluir o Michael.”
Bayer falou ainda sobre a forma como Masi lidou com as críticas de que tem sido alvo desde a corrida de Abu Dhabi.
“Ele consegue abstrair-se relativamente bem dos ataques das equipas. Quando trabalhas na FIA, tens de estar ciente de que estás a trabalhar para a polícia do desporto.”
“O polícia raramente recebe simpatia, tal como na vida real. O que se tornou insuportável foi a reação nas redes sociais. O Michael não tem redes sociais, mas a hostilidade noutros canais afetou-o mesmo.”
“Garanti ao Michael o apoio da Federação nas nossas discussões e disse-lhe: ‘Queremos continuar a trabalhar contigo, mas também preciso do teu entendimento de que temos de lidar com o problema’.”
De acordo com Bayer, a comunicação direta entre chefes de equipa e diretor de corrida durante os Grandes Prémios deixará de ser uma realidade em 2022.
“Os chefes de equipa já não poderão sintonizar nesse canal”, acrescentou. “No futuro, o diretor de corrida vai poder concentrar-se na sua tarefa e já não será distraído.”
Bayer confirmou ainda que o órgão governativo do desporto pretende implementar uma estrutura que divida as responsabilidades do diretor de corrida por diversas pessoas.
“Estamos a analisar a divisão das várias tarefas do diretor de corrida, que é também diretor desportivo, diretor de segurança e delegado de pista”, explicou. “Isso é simplesmente demasiado. Essas funções devem ser divididas entre várias pessoas. Isto reduz o fardo para o diretor de corrida.”