Os dois pontos de penalização que Lewis Hamilton recebeu pelas infrações levadas a cabo antes do Grande Prémio da Rússia foram retirados pela FIA e substituídos por uma multa à equipa.
O piloto da Mercedes cumpriu duas penalizações de cinco segundos durante a corrida por ter realizado duas simulações de arranque fora da área designada pelo regulamento.
No entanto, os dois pontos de penalização inicialmente atribuídos ao britânico ficaram sem efeito e foram substituídos por uma coima no valor de 25 mil euros.
“Os comissários desportivos receberam informações da equipa de que o piloto do carro 44 tinha recebido uma instrução da equipa para realizar a simulação de arranque no local errado”, lê-se no comunicado da FIA.
“Isto foi confirmado pelos comissários desportivos, que ouviram o áudio entre a equipa e o piloto.”
“Com base nesta informação, os comissários desportivos substituem o documento 46 por esta decisão e, portanto, retiram os pontos de penalização impostos e multam o concorrente (Mercedes-AMG Petronas) em 25.000 euros.”
Com esta decisão, Hamilton mantém os oito pontos de penalização que tinha antes da corrida de Sochi e volta a estar mais longe de ser banido por um Grande Prémio.