• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Quinta-feira, Outubro 15, 2026
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

FIA reduz multas pelo uso de linguagem imprópria e distingue entre ambientes controlados e não controlados

F1PT F1PT
14/05/2025
FIA reduz multas pelo uso de linguagem imprópria e distingue entre ambientes controlados e não controlados
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

A FIA reduziu em 50% o valor das multas aplicadas aos pilotos pela utilização de termos impróprios, reforçando também a distinção entre infrações dentro e fora de pista. No entanto, qualquer “má conduta que envolva o abuso de elementos” da FIA será agora sancionada com posições na grelha de partida.

O órgão governativo atualizou esta quarta-feira o seu Código Desportivo Internacional após a polémica introdução, no mês de janeiro, de multas mais pesadas e possíveis suspensões ou deduções de pontos para pilotos que utilizassem linguagem imprópria de forma repetida.

Para além de terem sido criticadas pelos pilotos de Fórmula 1, essas diretrizes levaram a que os pilotos do Mundial de Ralis organizassem um protesto e não falassem à imprensa durante o Rali do Quénia.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, referiu em abril que estava a considerar implementar alterações ao Código Desportivo Internacional na sequência do “feedback construtivo” dos pilotos.

Esta quarta-feira, a FIA publicou uma nova versão do apêndice B do Código Desportivo Internacional em que as multas máximas pelo uso de linguagem imprópria são reduzidas de 10 para cinco mil euros.

Foi ainda estipulado que os comissários desportivos poderão optar por suspender a penalização em determinados tipos de infrações caso um piloto ou equipa incorra numa violação do Código Desportivo Internacional pela primeira vez.

Os comissários podem agora fazer uma distinção entre ambientes controlados e não controlados, o que significa que os pilotos não deverão ser penalizados se utilizarem linguagem imprópria durante uma corrida.

No entanto, o abuso para com elementos da FIA será agora punido com sanções desportivas. Os pilotos serão, assim, penalizados com um mínimo de três lugares na grelha de partida se essa conduta ocorrer numa sessão de Grande Prémio – e com cinco segundos se a ofensa acontecer numa sessão sprint. Caso a conduta abusiva seja praticada por um membro da equipa, ambos os carros serão penalizados.

“Como antigo piloto de ralis, conheço em primeira mão o leque de emoções que se vivem durante a competição”, disse Ben Sulayem. “Liderei uma revisão extensa e colaborativa com contribuições dos sete Campeonatos do Mundo da FIA, dos Clubes Membros da FIA e de outras organizações de desportos motorizados.”

“As melhorias que a FIA anunciou hoje para o Apêndice B irão garantir que continuamos a promover o melhor do desportivismo no desporto motorizado, ao mesmo tempo que dão aos comissários diretrizes eficazes para agirem contra indivíduos que possam trazer descrédito ao desporto. A FIA estará sempre empenhada em garantir que o desporto motorizado seja acessível a toda a nossa família desportiva.”

Notícia Anterior

Andretti diz que escolha da Cadillac é “limitada” e confirma Pérez como opção para 2026

Próxima Notícia

Rookies defendem Doohan após tratamento “muito injusto” da Alpine

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

GT World Challenge em Portimão: horários, inscritos e onde ver a estreia de Verstappen
Fórmula 1

GT World Challenge em Portimão: horários, inscritos e onde ver a estreia de Verstappen

14/10/2026

Max Verstappen está de regresso a Portugal para se estrear no GT World Challenge Europe, onde vai medir forças com...

Ler maisDetails
Mekies renova com a Red Bull até 2031

Mekies renova com a Red Bull até 2031

14/10/2026
Fórmula 1 oficializa regresso a África com Grande Prémio no Ruanda

Fórmula 1 oficializa regresso a África com Grande Prémio no Ruanda

13/10/2026
Verstappen: “É-me indiferente terminar em segundo, terceiro ou quarto no campeonato”

Verstappen: “É-me indiferente terminar em segundo, terceiro ou quarto no campeonato”

12/10/2026
Russell: “Neste momento, a Red Bull é a equipa a bater”

Russell: “Neste momento, a Red Bull é a equipa a bater”

11/10/2026
Hamilton assume responsabilidade pela estratégia: “A culpa foi minha”

Hamilton assume responsabilidade pela estratégia: “A culpa foi minha”

11/10/2026

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.