Num fim de semana em que a equipa procurava colocar um ponto final num período difícil e iniciar uma nova era, Sergio Perez e Esteban Ocon superaram todas as expectativas e até lutaram com os líderes do campeonato para assegurarem o melhor resultado do ano em Spa-Francorchamps.
Os dois pilotos brilharam desde logo na qualificação e tiraram partido da chuva para garantirem a segunda linha da grelha de partida para o Grande Prémio da Bélgica.
“Foi uma grande prestação de toda a equipa hoje e penso que fizemos um fim de semana quase perfeito”, disse Perez. “A minha única deceção é de ontem porque penso que a pole position estava ao nosso alcance, mas podemos estar muito satisfeitos com os pontos que obtivemos.”
Os dois monolugares rosa envolveram-se numa espetacular luta na primeira volta da corrida, com Perez e Ocon a lutarem pela liderança com o Ferrari de Vettel e o Mercedes de Hamilton
No entanto, em travagem, os líderes do campeonato levaram a melhor e Perez aproveitou para ultrapassar o seu colega de equipa e subir a terceiro.
“Fiz um bom arranque e estava ao lado do Sebastian na primeira curva”, explicou Ocon. “Ele teve mais tração, mas eu estava muito rápido na reta e tentei chegar à liderança na reta Kemmel.”
“Tinha uma boa velocidade por ir logo atrás do Vettel e do Lewis e tentei encontrar espaço no interior, mas acabei por perder o lugar para o Sergio. Foi uma boa e justa luta.”
A partir daí, os únicos carros que ultrapassariam os Racing Point Force India seriam o Red Bull de Max Verstappen e o Mercedes de Valtteri Bottas, já que a equipa terminou com uma boa vantagem sobre os Haas.
“Sair de Spa com 18 pontos é muito bom”, disse Otmar Szafnauer, chefe de equipa. “Fomos rápidos durante todo o fim de semana e era importante converter o nosso potencial num bom resultado.”
“Obter o quinto e o sexto lugares era aquilo que precisávamos e o mérito é de todos os 405 membros da equipa que se mostraram muito capazes nas últimas semanas. Quero dar os parabéns a todos eles e estou ansioso por somar mais pontos nas próximas corridas.”