A Fórmula 1 anunciou que os eventos sprint da temporada de 2023 contarão com duas sessões de qualificação.
O novo formato sprint da Fórmula 1 será estreado no Grande Prémio do Azerbaijão deste fim de semana e regressará em cinco outros eventos até ao final da temporada.
Ao abrigo das alterações ratificadas esta terça-feira pelo Conselho Mundial de Automobilismo da Federação Internacional do Automóvel, as sessões de sábado não terão qualquer impacto na grelha de partida para a corrida de domingo.
Assim, o treino livre da manhã de sábado será substituído por uma sessão de qualificação denominada ‘Shootout’ que definirá a ordem de partida para a corrida sprint do mesmo dia.
Nesta qualificação, as três fases serão ligeiramente mais curtas do que na sessão tradicional e os pilotos estarão obrigados a utilizar pneus médios no Q1 e no Q2 e pneus macios no Q3.
Na sexta-feira, uma sessão de qualificação tradicional realizar-se-á após o único treino livre do fim de semana e estabelecerá a grelha de partida para o Grande Prémio de domingo.
Formato dos Grandes Prémios Sprint de 2023
Sexta-feira
Treino Livre
Qualificação para o Grande Prémio
Sábado
Qualificação Shootout Sprint
F1 Sprint
Domingo
Grande Prémio
Teoricamente falando acho que me agrada mais este formato do que o que tinhamos até agora com as corridas Sprint onde o risco de acontecer algo que destruisse todo o trabalho feito na qualificação. Vamos ver em prática!