Atribuir pontos até ao 20º classificado foi uma das dez ideias discutidas na reunião de quarta-feira do Grupo Estratégico da Fórmula 1.
A nova administração da Fórmula 1 continua a explorar possíveis alterações ao regulamento desportivo e algumas poderão mesmo ser introduzidas antes de 2021.
Nos primeiros dez anos do campeonato, apenas os cinco primeiros e o autor da volta mais rápida somavam pontos.
A partir de 1960 e até 2002, os pontos passaram a ser atribuídos aos seis primeiros e de 2003 a 2009 pontuavam os oito primeiros.
O atual sistema distribui pontos pelos dez primeiros e está em vigor desde 2010.
“Eles estão a considerar se o sistema de pontos deveria ser alargado até ao 20º”, disse Vijay Mallya, chefe de equipa da Force India.
“Isso significaria que todos os carros pontuariam se terminassem a corrida. O último começa com um ponto e depois vai subindo. Também estão a pensar em alargar até ao 15º. Todas estas discussões estão a decorrer.”
Uma das óbvias motivações para a implementação desta alteração seria a de dar aos pilotos do fim da grelha um incentivo extra para lutar por posições, mas o ponto de vista alternativo é de que o sistema atual oferece uma maior sensação de recompensa.
“O ponto de vista que foi dado foi o facto de existir um sentimento especial quando se refere a terminar nos dez primeiros”, acrescentou Mallya. “Isso ficará diluido se começarem a dar pontos a todos.”
“Quando fazemos um bom trabalho todos os meus amigos me enviam mensagem a desejar os parabéns por terminar no top 10.”