Equipas da Fórmula 1 discutirão amanhã com a FIA e a Pirelli a possibilidade de um regresso aos pneus mais largos de 2018 a partir do Grande Prémio da Bélgica.
O agendamento de uma reunião por parte do órgão governativo do desporto está relacionado com as preocupações expressadas por várias equipas, que acreditam ter sido prejudicadas com a alteração do perfil dos pneus, com diversas fontes a apontarem esse como um dos motivos do domínio da Mercedes.
De acordo com o Motorsport.com, a situação já tinha sido discutida de forma privada entre as equipas e foi tornada pública após um Grande Prémio de França que ampliou os problemas de alguns monolugares e a intenção de realizar algum tipo de alteração para aumentar o espetáculo.
Nikolas Tombazis, diretor do departamento técnico de monolugares da FIA, agendou uma reunião entre todas as partes envolvidas para a manhã de sexta-feira com o objetivo de avaliar a viabilidade de um regresso aos pneus mais largos.
Para evitar o sobreaquecimento e o aparecimento de ‘bolhas’ nos seus pneus, a Pirelli reduziu a expessura dos seus compostos de 2019, uma medida que afetou a janela de temperatura dos mesmos e fez com que equipas como a Haas e a Ferrari tivessem dificuldades em colocá-los em funcionamento.
Sob os regulamentos da Fórmula 1, o regresso de pneus de uma especificação anterior só poderá ser aprovado com o apoio de sete das 10 equipas.