O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou os planos para um ponto extra ser concedido para a volta mais rápida ao longo da temporada de 2019 da Fórmula 1.
Para que a regra seja introduzida nos regulamentos desportivos de 2019, é necessário que a Comissão da Fórmula 1 a aprove de forma unânime através de uma votação eletrónica que decorrerá nos próximos dias.
Uma medida semelhante já está em vigor na Fórmula E, mas ao contrário do que acontece no campeonato de monolugares elétricos, na Fórmula 1 o ponto de bónus só será atribuído se o piloto em questão terminar entre os 10 primeiros.
Isso impedirá que os pilotos que estejam longe dos lugares pontuáveis coloquem pneus novos e tentem alcançar o bónus referente à volta mais rápida.
Esta regra não seria inédita na Fórmula 1 e levaria a competição de volta às suas raízes, já que um ponto foi entregue ao autor da volta mais rápida entre 1950 e 1959.
Em 1958, esse ponto foi crucial para que Mike Hawthorn batesse Stirling Moss e conquistasse o seu primeiro e único título na Fórmula 1.