Stefano Domenicali, diretor executivo da Fórmula 1, revelou que Silverstone é um dos traçados que receberá uma corrida sprint em 2021.
Uma proposta para alterar o formato dos Grandes Prémios através da introdução de uma corrida ao sábado está a ser discutida entre as equipas e a Fórmula 1.
O objetivo passaria por realizar uma sessão de qualificação convencional na sexta-feira que definiria a grelha para a corrida sprint, cuja classificação ditaria a forma como os pilotos alinhariam para a corrida principal de domingo.
Inicialmente, pensava-se que esta medida poderia ser experimentada nas corridas de Montreal, Monza e Interlagos, mas Domenicali confirmou hoje que o traçado que recebe o Grande Prémio da Grã-Bretanha também está incluído nos planos da Fórmula 1.
“Estamos a finalizar os pormenores”, começou por dizer Domenicali ao Daily Mail. “É claro que não queremos tirar o prestígio do Grande Prémio em si. Esse continuará a ser o clímax do fim de semana.”
“Teremos a qualificação na sexta-feira e depois a ‘qualificação sprint’ no sábado. Isto proporcionará alguma ação relevante na véspera da corrida. Dará mais conteúdo aos fãs, meios de comunicação e estações de televisão. Durará cerca de meia hora e não haverá celebração no pódio. Isso irá esperar até domingo.”
“Mas serão atribuídos pontos – ainda estamos a decidir quantos – para o campeonato do mundo e determinará a grelha para a própria corrida. O que posso dizer é que Silverstone irá receber uma corrida sprint.”