A Fórmula 1 poderá acrescentar uma segunda sessão de qualificação ao formato dos eventos sprint em 2023.
O formato atual dos fins de semana sprint consiste na realização de uma sessão de qualificação à sexta-feira que define a grelha de partida para a corrida curta de sábado, evento que por sua vez dita a ordem para o início do Grande Prémio de domingo.
No entanto, segundo Guenther Steiner, diretor de equipa da Haas, o formato poderá ser revisto antes da primeira corrida sprint da temporada, que se disputará no Grande Prémio do Azerbaijão.
“Estamos a falar de ter uma segunda qualificação neste momento”, revelou Steiner. “Não sabemos como o faremos e se o faremos.”
De acordo com o The Race, o formato proposto para sexta-feira continua a ser composto por uma sessão de treinos livres e uma qualificação que definiria a grelha para a corrida de domingo.
No sábado, a sessão de treinos livres seria substituída por uma segunda sessão de qualificação que estabeleceria a ordem de partida para a prova sprint do mesmo dia.
No entanto, como a alocação de pneus definida para o fim de semana de Baku não torna viável a realização de uma segunda sessão de qualificação tradicional, a Fórmula 1 estará a estudar a possibilidade de utilizar o formato de uma só tentativa que esteve em vigor entre 2003 e 2005.