Um formato composto por uma ‘corrida de sprint’ no sábado que definiria a grelha de partida para o evento principal de domingo pode ser estreado pela Fórmula 1 nas corridas duplas que abrirão a temporada de 2020.
Numa reunião entre a Liberty Media, a FIA e as equipas, os proprietários do desporto propuseram a ideia de utilizar uma das duas corridas em solo austríaco para testar um formato diferente, com uma corrida de sprint no sábado a determinar a grelha para a corrida de domingo.
A grelha de partida para a corrida curta de sábado seria estipulada pela ordem inversa da classificação do campeonato, com mais detalhes ainda por definir.
O renovado calendário que está a ser preparado para a temporada de 2020 deverá iniciar-se com rondas duplas no Red Bull Ring e em Silverstone, o que significa que cada pista pode acolher dois formatos diferentes ao longo dos dois fins de semana.
A ideia contou com o apoio total da FIA na reunião, mas, de acordo com os regulamentos desportivos, a alteração só poderá acorrer com a aprovação de todas as equipas.
Embora nenhuma votação formal tenha sido levada a cabo na sexta-feira, uma demonstração preliminar indicou que apenas uma equipa está contra a introdução desta novidade em 2020.