Nos próximos quatro dias, o Circuito de Barcelona será palco das derradeiras preparações de equipas e pilotos para o Grande Prémio da Austrália.
Como a primeira semana de testes de pré-temporada foi fortemente condicionada pelas baixas temperaturas, pela chuva e até pela neve, os últimos quatro dias de testes ganharam uma importância ainda maior, com as equipas a quererem compensar o tempo perdido em pista.
De recordar que Lewis Hamilton e a Mercedes terminaram o primeiro teste no topo da tabela de tempos e que Pierre Gasly e a Toro Rosso foram quem mais quilómetros completaram.
Numa semana em que se espera que o sol brilhe e aqueça o traçado de Barcelona, deverá ser possível tirar mais conclusões relativamente à rapidez e fiabilidade de cada equipa e até apontar favoritos para a Austrália.
Horários (hora portuguesa)
Será pelas 08h00 que os monolugares entrarão em pista em cada um dos quatro dias de testes em Barcelona.
Os dias serão divididos em duas sessões de quatro horas, com uma hora de almoço às 12h00 e uma sessão da tarde que decorrerá até às 17h00.
No entanto, devido às condições adversas que afetaram a primeira semana de testes e numa tentativa de dar às equipas mais rodagem, não haverá pausa para almoço na quarta e na sexta-feira.
Alinhamentos de pilotos
Ao contrário daquilo que aconteceu há uma semana, a maioria das equipas estará presente com os seus dois pilotos titulares em Barcelona.
Na Mercedes, Valtteri Bottas está confirmado na manhã do primeiro dia e Lewis Hamilton estará ao volante de tarde, sendo provável que tal cenário se repita ao longo dos quatro dias.
Na Ferrari também não há surpresas e Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen terão, cada um, dois dias para testarem o novo SF71H.
O mesmo acontece na Red Bull, com Daniel Ricciardo a regressar ao RB14 no primeiro e no terceiro dia, enquanto Max Verstappen entra em pista nos dias dois e quatro.
Na Force India, Esteban Ocon e Sergio Pérez só cumpriram um dia na primeira semana de testes, mas desta vez não terão de dividir o VJM11 com pilotos de testes ou desenvolvimento. O mexicano preparará a nova época nos dias um e três, com Ocon a substitui-lo nos dias dois e quatro.
A Renault optou por utilizar um piloto por sessão, pelo que Nico Hulkenberg e Carlos Sainz partilharão o R.S.18 ao longo dos quatro dias, com a equipa a aproveitar a hora de almoço para realizar as trocas.
Situação semelhante irá acontecer na Williams, já que Sergey Sirotkin e Lance Stroll a dividem os dois primeiros dias antes de Robert Kubica aparecer nas sessões matinais dos dias três e quatro.
A Toro Rosso irá tentar confirmar as bons impressões deixadas no primeiro teste com os seus pilotos habituais – Pierre Gasly nos dias um e três e Brendon Hartley nos restantes.
A McLaren esteve hoje em Barcelona para uma sessão de filmagens com o MCL33 e prosseguirá o seu trabalho de preparação para Melbourne com Stoffel Vandoorne a ser o escolhido para o primeiro dia e a alternar com Fernando Alonso, que substitui o belga nos dias dois e quatro.
Haas e Sauber fazem uma divisão semelhante entre Kevin Magnussen e Romain Grosjean e Marcus Ericsson e Charles Leclerc.