A análise aos tempos por volta e aos quilómetros realizados por cada equipa e piloto numa fria primeira semana de testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona.
Tempos por volta | Mercedes na frente mas conclusões só na segunda semana
As temperaturas baixas no ambiente e na pista, a chuva e até a neve levaram a que a primeira semana de testes de pré-temporada fosse pouco conclusiva relativamente ao potencial de cada monolugar.
Uma das poucas ilações que se pode tirar destes quatro dias é o facto de os monolugares de 2018 serem ainda mais rápidos do que os do ano passado.
O tempo de 1:19.333 de Lewis Hamilton com pneus médios reflete a evolução dos carros em geral e do Mercedes em particular, com o campeão do mundo em título a confessar sentir-se mais rápido em pista do que com o W08.
Por comparação, a volta mais rápida de Hamilton nos testes de pré-temporada do ano passado foi de 1:19.352 com pneus ultramacios.
Se olharmos apenas para o composto médio da Pirelli – que este ano é mais macio -, a melhor volta de 2017 foi de Sebastian Vettel, que com os pneus marcados a branco realizou um tempo de 1:21.609, mais de dois segundos mais lento face ao de Hamilton em 2018.
Se numa primeira semana de testes disputada sob condições adversas já foi possível chegar a estes números, na segunda semana, com as equipas a utilizarem os pneus mais macios da Pirelli para simularem qualificações e num traçado onde o sol deverá brilhar e aquecer o novo asfalto, é possível que sejam batidos recordes em Barcelona.
Tabela com as voltas mais rápidas de cada piloto em Barcelona
Voltas e quilómetros realizados | Equipas mostram fiabilidade
Mesmo com as condições meteorológicas a afetarem o trabalho das equipas em Barcelona, é justo dizer que estas souberam aproveitar os momentos mais favoráveis para acumularem muitos quilómetros e importantes dados ao longo dos quatro dias.
Num teste em que ninguém evidenciou graves problemas de fiabilidade, as 10 equipas e os 23 pilotos que marcaram presença em Barcelona somaram um total de 2582 voltas e 12015 quilómetros à pista.
Pilotos
Pierre Gasly, que se prepara para iniciar a sua primeira época a tempo inteiro na Fórmula 1, surpreendeu ao ser o piloto que mais rodou na primeira semana de testes em Barcelona.
O francês dividiu o STR13 com Brendon Hartley e completou umas impressionantes 229 voltas, equivalentes a 1066 quilómetros.
Por perto ficou o Ferrari de Sebastian Vettel, com o alemão a completar 218 voltas e a ser o outro único piloto a somar mais de 1000 quilómetros no decorrer da primeira semana de ação em pista em 2018.
Ao volante do novo Mercedes W09, Valtteri Bottas é o terceiro nesta estatística, sendo outro dos pilotos que conseguiu totalizar mais de 200 voltas ao traçado de Barcelona.
Dos pilotos que completaram menos voltas, destaque para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, que foram dois dos mais afetados pelas condições adversas que se fizeram sentir em Montmeló ao longo dos quatro dias.
Ambos completaram menos de metade das voltas dos respetivos colegas de equipa.
Tabela com as voltas e quilómetros realizados por cada piloto em Barcelona
Equipas
Se antes do início dos testes de pré-temporada alguém tivesse de prever qual a equipa que fosse passar menos tempo em pista, a Toro Rosso era, provavelmente, a aposta mais segura.
No entanto, a equipa que utiliza este ano motores da Honda surpreendeu e mostrou-se bastante fiável, batendo todos os outros no que à quilometragem diz respeito.
Umas notáveis 324 voltas que se traduziram em mais de 1500 quilómetros fizeram com que a Scuderia saísse de Barcelona na liderança da tabela correspondente à rodagem em pista.
Quem mais se aproximou da equipa de Faenza foi a Mercedes, com menos 18 voltas e 84 quilómetros realizados.
Com menos oito voltas do que a equipa campeã em título surge a Ferrari, que é a terceira neste registo, seguida de perto por Sauber, Williams e Renault.
Uma saída de pista de Fernando Alonso causada por um problema numa roda e uma anomalia no escape do MCL33 condicionaram a McLaren nos primeiros dias de testes, mas a equipa recuperou ao somar umas importantes 167 voltas no último dia.
O destaque pela negativa vai para a Red Bull, que foi afetada por pequenos problemas durante grande parte dos quatro dias, e para Haas e Force India. Estas três equipas foram as únicas que não atingiram a marca dos 1000 quilómetros.
Tabela com as voltas e quilómetros realizados por cada equipa em Barcelona
Motores
Dos quatro fornecedores de unidades de potência presentes na Fórmula 1, esta comparação só poderá fazer algum sentido se a Honda não entrar na equação.
O fabricante japonês fornece apenas uma equipa, enquanto Ferrari, Mercedes e Renault estão em pé de igualdade, já que cada uma delas trabalha com três equipas.
A diferença de apenas 26 voltas entre os três motores mostra que essa igualdade teórica se revelou uma realidade no final dos quatro dias de testes.
Os motores Ferrari completaram mais 20 voltas do que os Mercedes, enquanto a Renault surge logo atrás.
Tabela com as voltas e quilómetros completados por cada unidade de potência em Barcelona
Segunda semana de testes de 6 a 9 de Março
É já na próxima terça-feira que equipas e pilotos regressam a Barcelona para os últimos quatro dias de ação em pista antes do Grande Prémio da Austrália.
Sol, pneus hipermacios, novo asfalto e simulações de qualificação podem representar uma conjugação capaz de estabelecer recordes.
Para além disso, as simulações de corrida podem colocar à prova a fiabilidade de equipas e unidades de potência e deixar um pouco mais claro quem parte para Melbourne na melhor posição.