Inspirado nas zonas mais desafiantes e espetaculares de pistas como Suzuka, Mónaco ou Nurburgring, o traçado citadino do Vietname desmarca-se do típico conceito de circuito citadino e procura criar uma combinação única e exigente para os pilotos.
O traçado com 22 curvas e 5565 metros localizado perto de Hanoi fará com que o Vietname se torne a quarta corrida citadina do ano, juntando-se ao Mónaco, a Singapura e ao Azerbaijão.
O objetivo é criar uma pista semi-permanente, que utilizará estradas já existentes mas que também levará à criação de algumas secções.
Eis o que se pode esperar da pista que receberá o primeiro Grande Prémio do Vietname em Abril de 2020.
Inspiração de todo o mundo
À semelhança do que acontece no Circuito das Américas, que possui algumas das suas curvas desenhadas com base nas pistas de Silverstone e Instambul, o novo traçado do Vietname será delineado com base em algumas das curvas mais famosas do mundo.
Combinar as características de um circuito citadino com um traçado permanente é o objetivo da Fórmula 1, que terá ainda de enquadrar este conceito híbrido no contexto da cidade vietnamita.
Houve também a intenção de resistir à tentação de desenhar curvas a 90 graus e providenciar um traçado desafiante e propenso a ultrapassagens.
As curvas 1 e 2 são baseadas nos primeiros metros da pista de Nurburgring, uma zona conhecida por ser um dos mais óbvios pontos de ultrapassagem.
Em 2006, quando a Fórmula 1 ainda visitava o circuito alemão, Juan Pablo Montoya tirou partido da aspiração na longa reta para ultrapassar Giancarlo Fisichella na travagem para a primeira curva.
A secção que liga as curvas 12 e 15 também será familiar para os fãs, já que é inspirada na primeira curva do circuito do Mónaco e na subida que se segue até Massenet.
A sequência de curvas 16-19 apresenta rápidas mudanças de direção que fazem lembrar os impressionantes Esses de Suzuka, enquanto as últimas três curvas se baseiam na pista de Sepang, na Malásia, com uma apertada curva à esquerda a levar os pilotos até à reta da meta.
No geral, o circuito combina curvas técnicas e lentas com zonas a fundo e longas retas – uma das quais com 1500 metros de comprimento e onde os pilotos deverão atingir os 335 km/h.
O traçado será agora sujeito a aprovação e o processo de construção começará em breve e culminará em Abril de 2020, com a realização do primeiro Grande Prémio do Vietname.