Fórmula 1

Fórmula 1 revela mais detalhes e imagens do monolugar de 2021

Oferecer aos fãs melhores e mais entusiasmantes corridas e criar um monolugar mais espetacular do ponto de vista estético são os objetivos da Fórmula 1, que em conjunto com a FIA e as equipas desenhou três concept cars que espelham as ideias já formuladas.

O projeto continuará a evoluir ao longo do próximo ano mas as primeiras imagens divulgadas dão já para perceber a direção que o desporto irá seguir num futuro próximo.

Em 2018 a luta pelo título e pela e vitórias nos Grandes Prémios desenrola-se entre Mercedes e Ferrari, com a Red Bull a procurar oportunidades para se intrometer entre os quatro pilotos da frente.

Para 2021, o objetivo é alargar essa luta a mais equipas e recriar a batalha Ferrari/Mercedes no resto do pelotão.

Não é por isso de estranhar que uma das prioridades aquando da realização dos regulamentos de 2021 seja a criação de uma solução que permita aos pilotos seguirem o carro da frente mais facilmente e que origine mais oportunidades de ultrapassagem.

“Quando começamos a olhar para o carro de 2021, o principal objetivo era o de permitir que os carros não tenham problemas em correr uns com os outros”, disse Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1.

“O que ficou claro desde o início foi a dificuldade que os carros têm em se seguirem uns aos outros.”

“Quando um carro se aproxima de outro, perde 50% do seu downforce, o que é uma perda substancial. Por isso queremos perceber a razão pela qual isso acontece e como o podemos melhorar. Estou satisfeito por anunciar que já estamos a 80%.”

“Outro dos principais objetivos era o de fazer um carro agradável à vista. Queremos que tenham um melhor aspeto do que aqueles que vemos nos videojogos e que os mais pequenos tenham vontade de pendurar nas paredes do quarto.”

“Queremos um carro que seja inspirador. A Fórmula 1 é o pináculo do desporto motorizado e o carro deve parecer sensacional.”

Concept Cars

O trabalho desenvolvido pela Fórmula 1 em conjunto com a FIA e as equipas levou a uma série de ‘concept cars’ que continuarão a ser desenvolvidos ao longo dos próximos meses.

O primeiro (acima) mostra uma abordagem diferente na colocação do Halo, que está mais integrado no monolugar por forma a ser esteticamente mais agradável.

O segundo (acima) é mais refinado e apresenta um estilo mais agressivo.

“O segundo conceito é mais extremo”, disse Brawn. “Uma das novidades está relacionada com as rodas, que no futuro serão de 18 polegadas. Para além de ficarem melhor no carro, há muitas razões técnicas para as adotarmos.”

O terceiro conceito é o mais atual mas ainda não contém muitas das interessantes ideias preparadas para o futuro. No entanto, neste concept car é possível vislumbrar os primeiros sinais de um dispositivo que controlará o fluxo de ar proveniente das rodas.

“Os pneus e as rodas são a área mais suja do carro, já que causam uma enorme perturbação ao fluxo do ar”, afirmou Brawn. “Estamos a começar a olhar para os dispositivos que podem estabilizar esse fluxo.”

 

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo