Foram hoje divulgadas pela Fórmula 1 as primeiras imagens de um monolugar concebido de acordo com os regulamentos que serão introduzidos na temporada de 2021.
Na sequência de inúmeras recriações digitais e artísticas realizadas com o intuito de perspetivar aquilo que poderiam ser os carros de 2021, a Fórmula 1 desvendou hoje a primeira visão concreta do novo monolugar e anunciou que os primeiros testes proporcionaram resultados “excecionais”.
Um modelo à escala 50% e já equipado com os pneus de 18 polegadas da Pirelli foi colocado no túnel de vento da Sauber na semana que antecedeu o Grande Prémio da Alemanha.
Embora os resultados gerais sejam partilhados com todas as equipas, um grupo de consultoria independente da Sauber levou a cabo os trabalhos no túnel de vento para assegurar que a Alfa Romeo não beneficie da situação.
O monolugar de 2021 apresenta elementos aerodinâmicos visivelmente menos complexos e projetados com base na proposta de redução de custos e no aumento da competitividade entre as equipas.
Elementos como os sidepods e a asa traseira deverão manter-se inalterados até à versão final, mas espera-se que a asa dianteira evolua à medida que o carro continua a ser desenvolvido.
“Os testes que estamos a fazer no túnel de vento são um pouco diferentes do que as equipas podem fazer”, disse Pat Symonds, diretor técnico da Fórmula 1. “As equipas concentram-se unicamente nas forças do carro, através de uma variedade de reações enquanto movem o carro.”
“Embora nós também estejamos interessados nessas forças e na forma como elas mudam conforme o movimento do carro, estamos ainda mais interessados no que está a acontecer com o ar turbulento atrás do carro.”
O engenheiro britânico revelou ainda que os resultados já obtidos superam todas as expectativas e mostram sinais encorajadores para o futuro a curto prazo da Fórmula 1.
“Os resultados superam aquilo que eu pensei que poderíamos alcançar quando começamos o projeto”, acrescentou. “Com as configurações que temos neste momento, os resultados são excecionais.”