Medidas relacionadas com a redução de custos foram esta sexta-feira anunciadas pela Fórmula 2 e pela Fórmula 3 e incluem a realização de três corridas por ronda e a separação dos campeonatos, que desta forma não estarão em pista nos mesmos fins de semana em 2021.
Se em 2020 a temporada da Fórmula 2 é composta por 12 rondas de duas corridas, no próximo ano serão apenas oito os eventos que marcarão presença no calendário.
Para que pilotos e equipas continuem a realizar 24 corridas em 2021, cada fim de semana será composto por três provas, um formato que ainda não foi detalhado pelo campeonato.
Nos planos da Fórmula 3 está um calendário que integra sete rondas e 21 corridas, o maior número já registado na história do campeonato.
Para além das alterações no formato dos fins de semana, foi anunciado que os monolugares da Fórmula 2 se manterão inalterados até à temporada de 2024, ao passo que os da Fórmula 3 também continuarão a ser os mesmos em 2021 – e provavelmente nos anos seguintes.
Outra das novidades está relacionada com o facto de os campeonatos acompanharem a Fórmula 1 em fins de semana diferentes, o que significa que nunca partilharão a pista em 2021.
Serão ainda reduzidos os custos do aluguer de motores, de algumas peças suplentes, da logística e do transporte.