• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Sexta-feira, Março 24, 2023
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Fórmula E 2023: Guia para o arranque da nova época

João Cambão João Cambão
12/01/2023
Fórmula E 2023: Guia para o arranque da nova época
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no Whatsapp

A nona temporada da Fórmula E arranca este fim de semana na Cidade do México e são muitas as novidades: Novos carros, novos regulamentos e a estreia de António Félix da Costa como piloto oficial da Porsche.

Qual a maior alteração? O novo monolugar! Apresentado o ano passado no Mónaco, o Gen3 é um grande passo em frente em relação ao Gen2. O carro é 60 kg mais leve e 100 kW mais potente que o seu antecessor.

No entanto, o início da nova era tem sido algo atribulada com problemas de fiabilidade no novo sistema de armazenamento de energia desenvolvido pela Williams Advanced Engineering e no sistema de travões brake-by-wire. A falta de fiabilidade poderá ser um quebra-cabeças para as equipas nas primeiras provas do campeonato.

Comparação Gen2 vs Gen3

Além de uma mudança nos carros, a Fórmula E também se despediu da Michelin. A marca francesa, fornecedora de pneus desde a primeira temporada, será substituída pela Hankook. Os testes de pré-época sugerem que a Hankook adotou uma abordagem conservadora, optando por um composto muito duro com degradação limitada para a sua primeira temporada na Fórmula E.

Quanto às mudanças desportivas, a Fórmula E vai definir a distância da prova pelo número de voltas, abandonando o formato de 45 minutos + 1 volta. Foi ainda abolido o polémico Fan Boost. O sistema, que estava presente na Fórmula E desde sua temporada inaugural, concedia um boost de potência durante a corrida aos pilotos mais votados pelos fãs.

O ATTACK MODE também terá algumas novidades em 2023. Os pilotos e as equipas terão mais controlo no uso do “modo de ataque”. Ao invés de utilizarem toda a potência extra de forma ininterrupta, os pilotos poderão recorrer a uma estratégia de ativação faseada. Tal como acontecia até agora, os pilotos estão obrigados a percorrer a zona de ativação definida pela direção de corrida para terem acesso ao modo de ataque.

António Félix da Costa vai-se estrear ao volante do Porsche 99X Electric Gen3 na Cidade do México e mostrou-se confiante antes do arranque do campeonato:

“Sempre foi o meu sonho correr pela Porsche. Gosto do suspense até ao arranque da época e estou super entusiasmado. Só pode haver um objetivo com esta marca – ganhar corridas. Sinto-me relaxado com a minha estreia com a Porsche no México. O que importa é como terminamos a temporada, não como a iniciamos. Estou contente com o meu novo carro. Penso que seremos competitivos.”

Horário ePrix Cidade do México:

Sexta-feira, 13 de janeiro
22h30: Treino Livre 1 – Eleven 3

Sábado, 14 de janeiro
13h30: Treino Livre 2 – Eleven 6
15h40: Qualificação – Eleven 6
20h03: Corrida – Eleven 6 / Eurosport 2

Horários de acordo com o fuso horário de Portugal Continental.

Calendário 2023:

R01 Cidade do México, México 14/01/2023
R02 Diriyah, Arábia Saudita 27/01/2023
R03 Diriyah, Arábia Saudita 28/01/2023
R04 Hyderabad, Índia* 11/02/2023
R05 Cidade do Cabo, África do Sul* 25/02/2023
R06 São Paulo, Brasil* 25/03/2023
R07 Berlim, Alemanha 22/04/2023
R08 Berlim, Alemanha 23/04/2023
R09 Mónaco, Mónaco 06/05/2023
R10 Jakarta, Indonésia 03/06/2023
R11 Jakarta, Indonésia 04/06/2023
R12 Portland, EUA* 23/06/2023
R13 Roma, Itália 14/07/2023
R14 Roma, Itália 15/07/2023
R15 Londres, Reino Unido 28/07/2023
R16 Londres, Reino Unido 29/07/2023

*Sujeito a homologação do circuito

Equipas e Pilotos:

Equipa Unidade Motriz Pilotos
ABT CUPRA Formula E Team Mahindra M9Electro

4  Robin Frijns

51 Nico Müller

Avalanche Andretti Formula E Porsche 99X Electric

27  Jake Dennis

36 André Lotterer

DS Penske DS E-Tense FE23

1  Stoffel Vandoorne

25  Jean-Éric Vergne

Envision Racing Jaguar I-Type 6

16  Sébastien Buemi

37  Nick Cassidy

Jaguar TCS Racing                    Jaguar I-Type 6

9  Mitch Evans

10  Sam Bird

Mahindra Racing Mahindra M9Electro

8  Oliver Rowland

11  Lucas Di Grassi

Maserati MSG Racing Maserati Tipo Folgore

7  Maximilian Günther

48  Edoardo Mortara

Neom McLaren Formula E Team Nissan e-4ORCE 04

5  Jake Hughes

58  René Rast

NIO 333 Racing NIO 333 ER9

3  Sérgio Sette Câmara

33  Dan Ticktum

Nissan Formula E Team Nissan e-4ORCE 04

17  Norman Nato

23  Sacha Fenestraz

TAG Heuer Porsche Formula E Team Porsche 99X Electric

13  António Félix da Costa

94  Pascal Wehrlein

Temas: destaqueFelix da Costaformula e
PUBLICIDADE
Notícia Anterior

Netflix confirma data de lançamento da quinta temporada de Drive to Survive 

Próxima Notícia

OFICIAL: James Vowles é o novo diretor de equipa da Williams

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

[FOTOS] Formula 1 Exhibition abre esta sexta-feira ao público em Madrid
Fórmula 1

[FOTOS] Formula 1 Exhibition abre esta sexta-feira ao público em Madrid

23/03/2023

A primeira exposição internacional organizada pela Fórmula 1 abrirá esta sexta-feira portas ao público em Madrid. O centro de congressos...

Ler mais
Berown explica revolução na McLaren: “O nosso desenvolvimento técnico não acompanhava as nossas ambições”

Brown explica revolução na McLaren: “O nosso desenvolvimento técnico não acompanhava as nossas ambições”

23/03/2023
James Key abandona a McLaren e ex-membro da Ferrari reforça departamento técnico da equipa

James Key abandona a McLaren e ex-membro da Ferrari reforça departamento técnico da equipa

23/03/2023
Alpine pontua com os dois carros, mas admite: “Não estamos onde queremos estar”

Alpine pontua com os dois carros, mas admite: “Não estamos onde queremos estar”

22/03/2023
Albon lamenta oportunidade perdida: “Foi a melhor sensação que tive com o carro desde que me juntei à Williams”

Albon lamenta oportunidade perdida: “Foi a melhor sensação que tive com o carro desde que me juntei à Williams”

22/03/2023
Bottas efetuará demonstração com um Holden do campeonato Supercars em Adelaide

Bottas efetuará demonstração com um Holden do campeonato Supercars em Adelaide

21/03/2023

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In