A nona temporada da Fórmula E arranca este fim de semana na Cidade do México e são muitas as novidades: Novos carros, novos regulamentos e a estreia de António Félix da Costa como piloto oficial da Porsche.
Qual a maior alteração? O novo monolugar! Apresentado o ano passado no Mónaco, o Gen3 é um grande passo em frente em relação ao Gen2. O carro é 60 kg mais leve e 100 kW mais potente que o seu antecessor.
No entanto, o início da nova era tem sido algo atribulada com problemas de fiabilidade no novo sistema de armazenamento de energia desenvolvido pela Williams Advanced Engineering e no sistema de travões brake-by-wire. A falta de fiabilidade poderá ser um quebra-cabeças para as equipas nas primeiras provas do campeonato.

Além de uma mudança nos carros, a Fórmula E também se despediu da Michelin. A marca francesa, fornecedora de pneus desde a primeira temporada, será substituída pela Hankook. Os testes de pré-época sugerem que a Hankook adotou uma abordagem conservadora, optando por um composto muito duro com degradação limitada para a sua primeira temporada na Fórmula E.
Quanto às mudanças desportivas, a Fórmula E vai definir a distância da prova pelo número de voltas, abandonando o formato de 45 minutos + 1 volta. Foi ainda abolido o polémico Fan Boost. O sistema, que estava presente na Fórmula E desde sua temporada inaugural, concedia um boost de potência durante a corrida aos pilotos mais votados pelos fãs.
O ATTACK MODE também terá algumas novidades em 2023. Os pilotos e as equipas terão mais controlo no uso do “modo de ataque”. Ao invés de utilizarem toda a potência extra de forma ininterrupta, os pilotos poderão recorrer a uma estratégia de ativação faseada. Tal como acontecia até agora, os pilotos estão obrigados a percorrer a zona de ativação definida pela direção de corrida para terem acesso ao modo de ataque.
António Félix da Costa vai-se estrear ao volante do Porsche 99X Electric Gen3 na Cidade do México e mostrou-se confiante antes do arranque do campeonato:
“Sempre foi o meu sonho correr pela Porsche. Gosto do suspense até ao arranque da época e estou super entusiasmado. Só pode haver um objetivo com esta marca – ganhar corridas. Sinto-me relaxado com a minha estreia com a Porsche no México. O que importa é como terminamos a temporada, não como a iniciamos. Estou contente com o meu novo carro. Penso que seremos competitivos.”
Horário ePrix Cidade do México:
Sexta-feira, 13 de janeiro
22h30: Treino Livre 1 – Eleven 3
Sábado, 14 de janeiro
13h30: Treino Livre 2 – Eleven 6
15h40: Qualificação – Eleven 6
20h03: Corrida – Eleven 6 / Eurosport 2
Horários de acordo com o fuso horário de Portugal Continental.
Calendário 2023:
R01 | Cidade do México, México | 14/01/2023 |
R02 | Diriyah, Arábia Saudita | 27/01/2023 |
R03 | Diriyah, Arábia Saudita | 28/01/2023 |
R04 | Hyderabad, Índia* | 11/02/2023 |
R05 | Cidade do Cabo, África do Sul* | 25/02/2023 |
R06 | São Paulo, Brasil* | 25/03/2023 |
R07 | Berlim, Alemanha | 22/04/2023 |
R08 | Berlim, Alemanha | 23/04/2023 |
R09 | Mónaco, Mónaco | 06/05/2023 |
R10 | Jakarta, Indonésia | 03/06/2023 |
R11 | Jakarta, Indonésia | 04/06/2023 |
R12 | Portland, EUA* | 23/06/2023 |
R13 | Roma, Itália | 14/07/2023 |
R14 | Roma, Itália | 15/07/2023 |
R15 | Londres, Reino Unido | 28/07/2023 |
R16 | Londres, Reino Unido | 29/07/2023 |
*Sujeito a homologação do circuito
Equipas e Pilotos:
Equipa | Unidade Motriz | Pilotos |
ABT CUPRA Formula E Team | Mahindra M9Electro |
4 Robin Frijns 51 Nico Müller |
Avalanche Andretti Formula E | Porsche 99X Electric |
27 Jake Dennis 36 André Lotterer |
DS Penske | DS E-Tense FE23 |
1 Stoffel Vandoorne 25 Jean-Éric Vergne |
Envision Racing | Jaguar I-Type 6 |
16 Sébastien Buemi 37 Nick Cassidy |
Jaguar TCS Racing | Jaguar I-Type 6 |
9 Mitch Evans 10 Sam Bird |
Mahindra Racing | Mahindra M9Electro |
8 Oliver Rowland 11 Lucas Di Grassi |
Maserati MSG Racing | Maserati Tipo Folgore |
7 Maximilian Günther 48 Edoardo Mortara |
Neom McLaren Formula E Team | Nissan e-4ORCE 04 |
5 Jake Hughes 58 René Rast |
NIO 333 Racing | NIO 333 ER9 |
3 Sérgio Sette Câmara 33 Dan Ticktum |
Nissan Formula E Team | Nissan e-4ORCE 04 |
17 Norman Nato 23 Sacha Fenestraz |
TAG Heuer Porsche Formula E Team | Porsche 99X Electric |
13 António Félix da Costa 94 Pascal Wehrlein |