O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting afirma ter contactado a FIA com o intuito de dar conhecimento da disponibilidade do Autódromo Internacional do Algarve para receber um Grande Prémio de Fórmula 1 e revela que algumas equipas manifestaram a intenção de correr em Portugal em 2020.
O Autódromo Internacional do Algarve foi recentemente distinguido com o Grau 1 da Federação Internacional do Autómovel, estando por isso habilitado a receber todas as competições do órgão que governa o desporto motorizado internacional, incluindo a Fórmula 1.
De acordo com o SportMotores, o circuito algarvio não se encontra no calendário provisório da temporada de 2020 mas assume o papel de prova de reserva para o caso de Silverstone não conseguir reunir as condições para receber uma corrida.
“Quando vi que o assunto estava a ficar complicado em alguns países na Europa, enviei uma carta ao Secretário-Geral da FIA, dizendo que tínhamos infraestruturas de exceção”, explicou Ni Amorim à Agência Lusa.
“Tínhamos acabado de ter homologação grau 1 de Portimão. Fruto dessa carta e do trabalho do Autódromo Internacional do Algarve, o assunto está em cima da mesa.”
“Naturalmente, não poderia ser financiado pelo Estado, mas, neste caso, pelo promotor, pois não era uma prova nova, era apenas para lhes facilitar a vida.”
Ni Amorim vai “aguardar os desenvolvimentos”, tendo já falado com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sobre o tema, revelando ainda que “há equipas que pressionam o promotor para o campeonato vir a Portugal este ano”.



![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)


