Pierre Gasly criticou Fernando Alonso após a colisão entre ambos no Grande Prémio da Itália e afirmou que o espanhol se tornou “ainda mais agressivo” desde que anunciou a sua saída da Fórmula 1.
Depois de se ter envolvido num incidente com Kevin Magnussen na qualificação, Alonso voltou a ser protagonista de um toque na primeira curva na corrida, desta vez com o Toro Rosso de Gasly.
O espanhol abandonará a Fórmula 1 no final da temporada e Gasly acredita que essa decisão teve um impacto na condução do duas vezes campeão do mundo.
“Penso que a abordagem dele está um pouco diferente pelo facto de saber que não estará na Fórmula 1 no próximo ano”, disse Gasly. “Ele parece estar ainda mais agressivo do que o habitual.”
“Aquilo que me fez na corrida não foi justo, e sabemos que quando se está lado a lado é preciso dar o espaço de um carro, coisa que ele não fez.”
“Eu sei que ele não gosta de nós porque temos o motor Honda, mas ainda assim…”
O incidente, que não foi transmitido pela FOM durante a corrida, aconteceu na primeira curva e após o reinício do Safety Car, quando Gasly tentava ultrapassar Alonso e subir a 10º.
O francês foi forçado a sair de pista e passar por cima das lombas, numa manobra que diz ter causado uma “enorme perda de downforce” no seu STR13.
“Basicamente, estávamos lado a lado na primeira curva após o Safety Car, eu fui por fora e ele empurrou-me completamente para fora de pista.”
“Tentei ao máximo manter-me em pista, mas ele não me deu nenhum espaço e tive de saltar por cima das lombas. Depois ele também me tocou e danificou por toda a parte lateral do fundo do carro.”
“Já estava a perder downforce quando estava sozinho, mas atrás de outros carros era impossível tentar aproximar-me. Foi um Domingo muito longo.”