Por se realizar um dia antes do prazo estabelecido para o fim do confinamento, o Grande Prémio de Portugal decorrerá à porta fechada, afirmou esta quinta-feira uma fonte do governo.
Embora o Autódromo Internacional do Algarve esteja a trabalhar no sentido de abrir as portas a um número limitado de espetadores para os Grandes Prémios de Fórmula 1 e MotoGP, fonte do executivo confirmou ao semanário Expresso que todos os eventos realizados até ao final do confinamento “não terão público”.
O plano de desconfinamento recentemente revelado pelo governo prolonga-se até ao dia 3 de Maio, data a partir da qual se poderão voltar a realizar “grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação”.
Marcado para o dia 2 de Maio, o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 insere-se no período em que os eventos desportivos permanecerão fechados ao público, assim como a corrida de MotoGP e as jornadas finais da Primeira Liga de futebol.
Esta afirmação do executivo contrasta com as intenções dos responsáveis pelos eventos em questão: Paulo Pinheiro, administrador do traçado de Portimão, planeava realizar as corridas de MotoGP e Fórmula 1 com uma lotação limitada a pouco mais de 10% da capacidade, medida à qual se juntava a obrigatoriedade de apresentação de um teste à Covid-19 negativo; ao passo que Pedro Proença, diretor da Liga de Clubes, estava confiante de que os adeptos poderiam regressar aos estádios em Abril.