Caso seja permitida a presença de público na edição de 2021 do Grande Prémio de Portugal, o Autódromo Internacional do Algarve exigirá a apresentação de um teste de Covid-19 negativo à entrada do circuito.
Esta sexta-feira, a Fórmula 1 confirmou que o traçado de Portimão acolherá o terceiro Grande Prémio da temporada entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio.
Embora uma decisão em relação à presença de público ainda não tenha sido tomada, Paulo Pinheiro, administrador do circuito, identificou em entrevista à RTP as medidas que serão implementadas caso haja um parecer positivo das autoridades de saúde.
“Qualquer pessoa que venha ver a corrida será testada”, disse Paulo Pinheiro, que mencionou ainda a utilização obrigatória de máscara e a imposição de distanciamento social como normas de segurança fundamentais. “Ninguém virá ao circuito sem ser testado.”
“Vamos aumentar, caso assim seja determinado, o número de bancadas para aumentar a dispersão dos espetadores e garantir um distanciamento ainda maior.”
Paulo Pinheiro referiu estar a trabalhar no sentido de estabelecer uma parceria com diversos laboratórios nacionais para a realização de testes “95% eficazes”.
“No ano passado, independentemente de tudo o resto, tivemos 27500 espetadores e não houve nenhum surto identificado”, acrescentou. “Não houve qualquer tipo de contaminação provocada pela corrida. Estes são os factos.”
“Se for permitido, aquilo que está planeado é haver centros de testagem distribuídos ao longo do país, através de um protocolo com alguns laboratórios, para além de dois centros de testes de grande dimensão aqui no Algarve na semana da corrida.”
“Esses testes rápidos, com uma eficácia de 95% garantida, serão feitos e a pessoa poderá fazê-los na sua região ou aqui quando chegar.”