• Sobre Nós
  • Disclaimer
  • Contactos
Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Impacto de 67G a 192km/h: FIA revela conclusões da investigação ao acidente de Grosjean

F1PT F1PT
05/03/2021
Impacto de 67G a 192km/h: FIA revela conclusões da investigação ao acidente de Grosjean
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar por Email

A Federação Internacional do Automóvel divulgou esta sexta-feira o relatório da investigação levada a cabo para avaliar o acidente de Romain Grosjean no Grande Prémio do Bahrain do ano passado.

O relatório concluiu que o carro de Grosjean seguia a 241km/h quando “perdeu o controlo à saída da Curva 3” na sequência de um contacto com o AlphaTauri de Daniil Kvyat que se deu quando o francês tentava passar do lado esquerdo para o lado direito da pista.

Esse contacto levantou a traseira do carro de Grosjean, forçando-o a guinar para a direita e colocando-o numa trajetória “fora de controlo” na zona de escapatória à saída da Curva 3.

Confirmando que o carro de Kvyat conseguiu regressar à pista “sem estabelecer mais contacto”, a investigação determinou que o carro de Grosjean embateu na barreira de triplo rail a uma velocidade de 192/kmh e a um ângulo de 29 graus, com uma estimada mudança de direção de 22 graus, resultando numa força de 67G no momento do impacto.

Após a falha do rail médio da barreira e uma deformação significativa dos rails superior e inferior, a célula de sobrevivência perfurou a barreira e imobilizou-se atrás da mesma, mas a investigação indica que o capacete, o Hans, os cintos de segurança, a própria célula de sobrevivência, o apoio da cabeça e o Halo funcionaram de forma adequada, protegendo o espaço de sobrevivência do piloto e gerindo as forças aplicadas ao piloto durante o impacto.

O fogo, decorrente de duas fugas de combustível, começou a deflagrar durante os momentos finais do impacto com a barreira, começando pela parte de trás da célula de sobrevivência e progredindo até ao piloto à medida que as chamas cresciam.

A posição da célula de sobrevivência em relação ao rail superior da barreira restringiu significativamente o caminho de saída do piloto, com o pé de Grosjean a ficar preso devido aos danos na célula de sobrevivência e aos componentes que se encontravam dentro do cockpit.

Grosjean foi capaz de libertar o pé ao retirá-lo da sua bota de competição, deixando a bota na mesma posição dentro do carro e movendo depois apoio da cabeça deslocado e o volante para sair do carro.

A bandeira vermelha foi mostrada cerca de 5,5 segundos após o impacto e o Medical Car demorou cerca de 11 segundos a chegar ao local do acidente, beneficiando de um “atalho” previamente pensado pelo circuito.

O relatório completo sobre o acidente que marcou o Grande Prémio do Bahrain pode ser consultado através do website oficial da Federação Internacional do Automóvel.

Temas: Romain Grosjean

Mais Lidas

Ferrari oferece SF90 de 2019 a Leclerc
Fórmula 1

Ferrari oferece SF90 de 2019 a Leclerc

09/04/2021

De Maranello para o Mónaco: Charles Leclerc foi presenteado pela Ferrari com o SF90 que levou à vitória nos Grandes...

Hamilton triunfa na primeira corrida do ano após intensa batalha com Verstappen em Sakhir

GP do Bahrein com audiência recorde na ELEVEN

08/04/2021
Horários e transmissão televisiva do Grande Prémio do Bahrain de 2021

Horários e transmissão televisiva do Grande Prémio do Bahrain de 2021

22/03/2021
Allison deixa cargo de diretor técnico da Mercedes para se focar nos desafios de 2022

Allison deixa cargo de diretor técnico da Mercedes para se focar nos desafios de 2022

09/04/2021
Grosjean já se ajustou ao banco do carro com o qual cumprirá o seu último teste na Fórmula 1

Grosjean já se ajustou ao banco do carro com o qual cumprirá o seu último teste na Fórmula 1

08/04/2021
Alpine prepara evoluções para Imola com o intuito de reduzir a diferença para o topo do segundo pelotão

Alpine prepara evoluções para Imola com o intuito de reduzir a diferença para o topo do segundo pelotão

06/04/2021
Russell: “É de loucos pensar que não tínhamos um diretor técnico”

Russell: “É de loucos pensar que não tínhamos um diretor técnico”

10/04/2021

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Disclaimer
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Para mais informações, consulte a Política de Cookies e a Política de Privacidade.