Fernando Alonso perdeu o sétimo lugar que tinha alcançado no Grande Prémio dos Estados Unidos após os comissários desportivos terem dado razão à Haas e considerado que o carro do espanhol não se encontrava em condições seguras.
Depois da corrida de Austin, a Haas lançou protestos contra os resultados da Red Bull e da Alpine, alegando que Sergio Pérez e Alonso deveriam ter visto a bandeira preta e laranja devido à severidade dos danos nos respetivos monolugares.
Nikolas Tombazis, Jo Bauer e Niels Wittich representaram a Federação Internacional do Automóvel nas audiências com as equipas envolvidas: Guenther Steiner, Ayao Komatsu e Peter Crolla estiveram presentes para expor as preocupações da Haas, enquanto Jonathan Wheatley e Paul Monaghan defenderam os interesses da Red Bull e Alan Parmane os da Alpine.
No caso de Pérez, o órgão governativo do desporto determinou que os danos após o contacto do RB18 com o Alfa Romeo de Valtteri Bottas não eram suficientes para motivar uma ida às boxes, pelo que o piloto da Red Bull manteve a sua quarta posição.
“Os representantes da Haas afirmaram que o carro não era seguro e notaram que o seu carro tinha recebido a bandeira preta e laranja em três ocasiões este ano por razões semelhantes”, lê-se no relatório da FIA.
“Bauer explicou que após a aba da asa ter caído, a Red Bull contactou-o e enviou-lhe fotos detalhadas da asa. Bauer determinou que o carro não se encontrava em condições de insegurança. Tombazis concordou que o carro não estava inseguro.”
Em relação ao protesto contra a Alpine, os representantes da FIA concordaram que Fernando Alonso deveria ter visto uma bandeira preta e laranja na sequência do seu acidente com Lance Stroll.
O piloto espanhol retomou a corrida com vibrações no seu espelho retrovisor direito, que acabaria por se soltar do monolugar após algumas voltas.
Entendendo que essa foi uma situação perigosa para os restantes pilotos, a FIA aplicou uma penalização de 10 segundos de Stop and Go que se traduziu no acréscimo de 30 segundos ao tempo de corrida de Alonso e o fez cair para o 15º posto.
“Bauer alegou que um espelho a abanar era perigoso, uma vez que podia soltar-se e atingir outro piloto, causando lesões”, referiu a FIA. “Por conseguinte, isto foi inseguro.”
“Bauer afirmou ainda que um carro precisa de ter dois espelhos e que, na sua opinião, o carro não estava em condições seguras com um espelho em falta. Tombazis concordou que o carro não era seguro nesse estado.”
Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos após a penalização atribuída a Alonso