Guenther Steiner, diretor de equipa da Haas, acredita que as movimentações no mercado de pilotos para 2025 começarão numa fase prematura da próxima temporada e diz estar disposto a voltar a apostar num rookie.
Pela primeira vez na história do desporto, o plantel da Fórmula 1 não sofrerá qualquer alteração durante o período de defeso, com os pilotos que alinharam no Grande Prémio de Abu Dhabi a permanecerem nos respetivos lugares para 2024.
No entanto, o facto de 12 pilotos não possuírem um contrato para além de 2024 faz com que o mercado prometa ser significativamente mais agitado no próximo ano.
“Todos sabemos o que está a acontecer com o mercado de pilotos”, disse Steiner. “Em 2025, tudo se abrirá.”
“A certa altura, teremos novos pilotos a entrar na Fórmula 1 porque alguns estão a terminar a carreira.”
“Por isso, estamos sempre a pensar e a ver o que está a acontecer. Estamos atentos, mas ainda é muito cedo para tomar decisões.”
“Penso que, no próximo ano, muitas pessoas vão começar a mudar muito cedo na temporada para se certificarem de que estão num bom lugar em 2025.”
Steiner afirmou no final de 2022 que a sua equipa iria mudar de filosofia no que à contratação de pilotos diz respeito por considerar demasiado arriscado dar uma oportunidade a um rookie.
No entanto, o italiano admite a possibilidade de voltar a apostar num jovem piloto em 2025.
“Foi uma decisão extrema naquela altura”, acrescentou Steiner sobre a opção de descartar os pilotos rookies.
“Mas depois podes não ter essa escolha, porque como disse antes, em 2025 haverá alguns pilotos a terminar a carreira porque estão a avançar na idade.”
“Precisas de pensar: ‘Contratar um rookie é a situação ideal? Não.’ Mas quais são os aspetos negativos e positivos disso?”
“A certa altura, não tens outra opção, portanto tentas fazer apenas o melhor que podes.”
Oliver Bearman, piloto da academia da Ferrari, é atualmente o jovem com mais ligações à formação de Gene Haas, tendo realizado duas sessões de treinos livres com a equipa em 2023.