Mika Hakkinen regressou ao habitáculo do McLaren MP4-13 de 1998 para rodar no circuito onde confirmou o título de campeão do mundo de Fórmula 1 há 20 anos.
O finlandês foi convidado pelo circuito para participar numa reunião de monolugares históricos que celebra o 30º aniversário do Grande Prémio do Japão.
Ainda que Hakkinen tenha estado ao volante do MP4-13 em algumas demonstrações, esta é a primeira vez que conduz o carro num circuito desde que colocou um ponto final à sua carreira.
Esta sexta-feira foi realizado um pequeno teste e ao longo do fim de semana, se as condições climatéricas assim o permitirem, regressará à pista com o McLaren.
“Podem imaginar como foi, especialmente numa pista como esta”, disse Hakkinen. “É um circuito fabuloso e do qual tenho memórias inacreditáveis, como a de ganhar um campeonato do mundo contra o Michael Schumacher.”
“Obviamente parece que foi ontem, porque é uma memória muito forte.”
Depois de tantos anos arredado da competição, Hakkinen admitiu ter ficado surpreendido com o desempenho de um monolugar de Fórmula 1 em pista.
“As forças G são tão fortes que não podem ser comparadas com um carro de estrada”, afirmou. “O incrível é que o carro é tão rápido que nos deixa a pensar como é que é possível atingir um nível de desempenho destes.”
“Sinto que os engenheiros da McLaren fizeram um brilhante trabalho de equipa quando construíram este carro para mim.”