Lewis Hamilton liderou a primeira sessão de treinos livres do ano ao colocar o Mercedes na frente dos Ferraris de Sebastian Vettel e Charles Leclerc.
O campeão em título entrou em 2019 com o pé direito e rodou em 1:23.599 para deixar o Ferrari de Vettel a apenas 38 milésimos de segundo em Melbourne.
Na estreia ao serviço da equipa de Maranello, Leclerc foi o terceiro mais rápido e ficou muito perto dos dois pilotos que lutaram pelo título em 2018.
Max Verstappen deu início à parceira entre a Red Bull e a Honda com o quarto tempo, perdendo cerca de dois décimos para Hamilton.
Um pião sem grandes consequências não condicionou a sessão de Valtteri Bottas e o finlandês foi quinto, diante do seu compatriota Kimi Raikkonen.
Logo atrás do piloto da Alfa Romeo ficou o Toro Rosso de Daniil Kvyat, que por sua vez bateu o Red Bull de Pierre Gasly.
Kevin Magnussen foi apenas dois milésimos mais lento do que Gasly e terminou em nono, enquanto Nico Hulkenberg fechou os dez primeiros.
Com tempos pouco representativos, os Williams de Robert Kubica e George Russell não escaparam às últimas posições.
A sessão ficou ainda marcada por um breve período de bandeira vermelha causado por um acidente de Alex Albon com o Toro Rosso.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália