Lewis Hamilton alcançou a 102ª pole position da carreira e a quarta em 2021 ao superar Max Verstappen por quase meio segundo na sessão de qualificação em Losail.
O piloto da Mercedes estabeleceu um tempo de 1:20.827 no Circuito Internacional de Losail para garantir a primeira pole position desde o Grande Prémio da Hungria.
Hamilton partilhará a primeira linha da grelha de partida com o Red Bull de Verstappen, que apesar de ter sido 0,455s mais lento do que o seu rival na luta pelo título, terminou à frente do outro Mercedes de Valtteri Bottas.
Embora tenha causado um período de bandeira amarela no final da sessão ao imobilizar o seu AlphaTauri em pista na sequência dos danos consequentes da passagem por cima de um corretor, Pierre Gasly voltou a brilhar e alinhará na quarta posição para a corrida.
Fernando Alonso esteve em bom plano e realizou uma das suas melhores prestações do ano em qualificação para completar os cinco primeiros com o Alpine.
Lando Norris levou o McLaren ao sexto posto e Carlos Sainz foi o sétimo mais rápido com o único Ferrari que marcou presença no Q3.
Yuki Tsunoda colocou o AlphaTauri na oitava posição, enquanto o Alpine de Esteban Ocon e o Aston Martin de Sebastian Vettel encerraram os dez primeiros.
O Red Bull de Sergio Pérez ficou surpreendentemente de fora no Q2, juntamente com o Aston Martin de Lance Stroll, o Ferrari de Charles Leclerc, o McLaren de Daniel Ricciardo e o Williams de George Russell.
Eliminados na primeira fase da sessão, Kimi Raikkonen, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin ocuparão as últimas posições na grelha.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Qatar







