Lewis Hamilton bateu Sebastian Vettel na sessão de qualificação do Grande Prémio do Brasil para conquistar a 10ª pole position da temporada e a 82ª da carreira em Interlagos.
Numa sessão em que a chuva ameaçou marcar presença mas não condicionou a decisão da pole position, Hamilton tirou partido dos pneus supermacios da Pirelli para estabelecer um tempo de 1:07.281 e deixar Vettel a quase dois décimos de segundo.
O alemão da Ferrari, que irá arrancar de macios para a corrida de amanhã, está a ser investigado por se ter recusado a desligar o motor do SF71H no momento da pesagem, um incidente que terá danificado as balanças da FIA.
Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen terminaram atrás dos respetivos colegas de equipas e ficaram separados por apenas 15 milésimos de segundo em Interlagos.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo não tiveram ritmo para repetir a primeira linha do México e irão arrancar de quinto e sexto.
Marcus Ericsson surpreendeu ao superar Charles Leclerc para garantir o sétimo lugar na grelha, enquanto Romain Grosjean e Pierre Gasly completaram os dez primeiros.
Eliminados no Q2 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os Force Indias de Sergio Perez e Esteban Ocon, o Renault de Nico Hulkenberg e o Williams de Sergey Sirotkin.
Carlos Sainz, Brendon Hartley, Fernando Alonso, Lance Stroll e Stoffel Vandoorne não foram além do Q1 em Interlagos.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Brasil