Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Max Verstappen, os três mais rápidos na sessão de qualificação de hoje em Silverstone, mostraram-se impressionados com o regresso de Nico Hulkenberg à Fórmula 1, com o holandês da Red Bull a afirmar que o alemão “ainda merece um lugar na grelha”.
Hulkenberg, que não conseguiu garantir um lugar na grelha de 2020 depois de ter sido substituído por Esteban Ocon na Renault, foi chamado pela Racing Point para substituir Sergio Pérez no Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Pérez acusou positivo no teste à COVID-19 e não poderá correr este fim de semana, com a sua participação na próxima corrida a estar também em risco.
Embora tenha estado entre os dez primeiros no final do dia de ontem, Hulkenberg não garantiu um lugar no Q3 e arrancará para a corrida do 13º posto.
“Para o pescoço, sem dúvida que não é a melhor pista para fazeres o teu primeiro treino e a tua primeira corrida”, disse Hamilton. “Penso que Copse é feita a fundo, portanto é uma combinação muito intensa de curvas e não ficaria surpreendido se ele tivesse acordado com algumas dores, mas ele sempre esteve em boa forma. Eu vi-o a entrar e parecia que nunca tinha ido embora.”
“Penso que a preparação é um grande fator e o entendimento do carro é provavelmente o mais importante. Quando não conheces o carro, não conheces as ferramentas que tens ou a simulação que a equipa usa… Não posso dizer o quão atrasado ele está com isso, mas ele é um ótimo piloto e, se alguém o consegue fazer, de certeza que é ele.”
“Podes treinar o máximo que quiseres; a primeira vez que entras num carro de Fórmula 1 com estas velocidades, especialmente aqui, ficarás dorido”, acrescentou Verstappen.
“Tenho a certeza de que ele sentiu isso quando acordou hoje. De qualquer forma, acho que isso não importa para ele. Ele está feliz por estar aqui e deveria estar aqui de qualquer maneira, porque acho que ainda merece um lugar na grelha.”
Bottas, segundo classificado na qualificação de hoje, também dirigiu palavras de incentivo a Hulkenberg: “Penso que ele esteve muito bem, foi um grande desafio para ele em tão pouco tempo. Penso que ele estava a estabelecer bons tempos, mas obviamente tem muita experiência do passado. Espero que ele faça uma boa corrida amanhã.”