Lewis Hamilton alcançou a 103ª pole position da sua carreira após Max Verstappen ter colidido com o muro no final da sessão de qualificação em Jeddah.
Hamilton estabeleceu um tempo de 1:27.511 e liderará uma primeira linha da Mercedes na grelha de partida para o Grande Prémio da Arábia Saudita, uma vez que Valtteri Bottas garantiu o segundo posto.
Verstappen, que vinha a ganhar mais de dois décimos de segundo à marca registada por Hamilton, colidiu com o muro à saída da última curva e não melhorou o seu tempo, fechando a sessão num dececionante terceiro posto.
Depois do forte acidente na segunda sessão de treinos livres, Charles Leclerc esteve em bom plano e recompensou a Ferrari com o quarto lugar na grelha para a corrida.
Sergio Pérez completou os cinco primeiros com o Red Bull ao ser apenas dois milésimos mais veloz do que o AlphaTauri de Pierre Gasly.
Lando Norris levou o McLaren à sétima posição e partilhará a quarta linha com o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, enquanto o Alpine de Esteban Ocon e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi encerraram os dez primeiros.
O McLaren de Daniel Ricciardo ficou de fora no Q2, assim como o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Alpine de Fernando Alonso, o Williams de George Russell e o Ferrari de Carlos Sainz, que cometeu dois erros nas suas duas voltas rápidas.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Williams de Nicholas Latifi, os Aston Martins de Sebastian Vettel e Lance Stroll e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita
