Lewis Hamilton bateu Valtteri Bottas por pouco mais de um décimo de segundo para liderar uma dobradinha da Mercedes na qualificação do Grande Prémio de França e no regresso da Fórmula 1 a Paul Ricard.
A Mercedes já tinha evidenciado rapidez nas sessões de treinos livres e confirmou a sua superioridade na qualificação, com Hamilton a rodar em 1:30.029 e a deixar o outro W09 de Bottas a apenas 0,118s.
Sebastian Vettel e a Ferrari não se mostraram tão fortes como no Canadá e o alemão cometeu alguns erros que não o permitiram melhorar o tempo na última tentativa, terminado a qualificação em terceiro e logo atrás dos Mercedes.
Em quarto lugar e a partilhar a segunda linha da grelha com Vettel estará Max Verstappen, enquanto Daniel Ricciardo garantiu a quinta posição na frente de Kimi Raikkonen.
O finlandês falhou a abordagem à chicane na sua volta rápida e não foi, por isso, capaz de melhorar o seu tempo, não indo além da sexta posição e ficando atrás dos dois Red Bull e à frente do Renault de Carlos Sainz.
Charles Leclerc esteve em posição de destaque ao bater os Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean para obter um fantástico oitavo lugar no regresso da Sauber ao Q3.
Pelo Q2 ficaram os Force Indias de Esteban Ocon e Sergio Perez, o Renault de Nico Hulkenberg, o Toro Rosso de Pierre Gasly e o Sauber de Charles Leclerc.
O 16º lugar de Fernando Alonso e o 18º de Stoffel Vandoorne fizeram com que a McLaren surpreendesse pela negativa e fossem eliminados no Q1.
O espanhol e o belga terão a companhia de Brendon Hartley, Sergey Sirotkin e Lance Stroll nas últimas linhas da grelha de partida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de França