Lewis Hamilton, atual campeão do mundo de Fórmula 1, acusou todos os envolvidos no desporto de “ficarem calados” numa altura em que o mundo luta contra a injustiça racial – uma mensagem que suscitou reações de diversos pilotos, com Charles Leclerc a admitir mesmo que “errou completamente” ao não expressar os seus pensamentos há mais tempo.
Protestos e manifestações têm-se multiplicado à escala global após a polícia norte-americana ter assassinado George Floyd, um homem negro que se encontrava desarmado em Minneapolis.
Diversas estrelas do mundo do desporto e outras figuras públicas têm utilizado as suas plataformas para apoiar os protestos que decorrem desde o dia 25 de maio.
Hamilton, uma das personalidades que aderiu ao movimento #BlackLivesMatter, recorreu à sua conta de Instagram para apontar o dedo à indústria por não se manifestar em relação ao assunto
“Eu vejo aqueles que estão a ficar calados, alguns de vocês são as maiores estrelas mas ficam calados no meio da injustiça”, escreveu Hamilton. “Não há nenhum sinal de alguém da minha indústria que, como é claro, é um desporto dominado por brancos. Eu sou uma das únicas pessoas de cor lá e mesmo assim estou sozinho.”
“Seria de pensar que por esta altura já tivessem percebido porque é que isto acontece e tivessem dito algo sobre isso, mas não conseguem ficar do nosso lado.”
“Só para que saibam que eu sei quem vocês são e estou a ver-vos.”
No seguimento da mensagem do campeão do mundo em título, Lando Norris, que durante o período de isolamento tem estado diariamente em direto através da plataforma Twitch, colocou uma mensagem alusiva ao tema como título da sua transmissão: “Assina as petições da BLM. #BlackLivesMatter”.
Mais tarde, o britânico da McLaren utilizou as suas redes sociais para apelar à assinatura das petições criadas pela iniciativa BlackLivesMatter.
Charles Leclerc, Nicholas Latifi e Sergio Pérez foram outros pilotos que também abordaram o assunto pela primeira vez após as declarações de Hamilton.
Lando Norris
I have fans and followers. Support and love. And I have power through this to lead and inspire so many. But we also stand for what’s right. This time I ask you to do something and take action. Click the link and make a difference… #blacklivesmatter https://t.co/IrVrgU2JBA pic.twitter.com/ee2A0goz84
— Lando Norris (@LandoNorris) June 1, 2020
Charles Leclerc
“Para ser completamente honesto, senti-me deslocado e desconfortável em partilhar a minha visão sobre toda a situação nas redes sociais. É por isso que não me expressei mais cedo. E estava completamente errado. Ainda tenho dificuldade para encontrar as palavras para descrever a atrocidade de alguns vídeos que vi na internet. O racismo precisa de ser enfrentado com ações, não com silêncio. Por favor, participem ativamente, envolvendo e incentivando outros a espalhar consciencialização. É nossa responsabilidade falar contra a injustiça. Não fiquem calados.”
Nicholas Latifi
This has to stop😔 #JusticeForGeorgeFloyd #BlackLivesMatter pic.twitter.com/kxrBL2Oky7
— Nicholas Latifi (@NicholasLatifi) May 31, 2020
Sergio Pérez
#BlacklivesMaters ❤️👏🏻 https://t.co/0kx4MMQmn1
— Sergio Pérez (@SChecoPerez) May 31, 2020
Alex Albon
Antonio Giovinazzi
Daniel Ricciardo
George Russell
Carlos Sainz
— Carlos Sainz (@Carlossainz55) June 1, 2020
Kevin Magnussen