Lewis Hamilton e a Mercedes lideraram a sessão de abertura da temporada de 2020 da Fórmula 1 e utilizaram pelo primeira vez o sistema de direção de eixo duplo num Grande Prémio.
O hexacampeão do mundo completou uma volta ao Red Bull Ring em 1:04.816s com os pneus macios e deixou o outro Mercedes de Valtteri Bottas a 0,356s.
Depois de ter introduzido o inovador DAS nos testes de pré-temporada, a Mercedes está a tirar partido do sistema no Grande Prémio da Áustria, com a câmara a bordo do carro de Bottas a mostrar que o finlandês movimentou o volante no decorrer de uma volta de preparação.
Max Verstappen, que não evitou um pião na primeira curva, levou o Red Bull à terceira posição mas terminou a mais de seis décimos da marca estabelecida por Hamilton.
No que à batalha do segundo pelotão diz respeito, a McLaren e a Racing Point superiorizaram-se às restantes equipas e ocuparam as restantes posições dentro dos seis primeiros – com Carlos Sainz à frente de Sergio Pérez e Lando Norris.
Alex Albon colocou o segundo Red Bull no sétimo posto, diante do Renault de Daniel Ricciardo e do Haas de Kevin Magnussen.
Numa sessão discreta para a Ferrari, Charles Leclerc e Sebastian Vettel foram apenas 10º e 12º, respetivamente, depois de terem rodado com os pneus médios nos SF1000.
Romain Grosjean reportou um problema nos travões do Haas VF-20 no início da sessão e a equipa norte-americana só conseguiu reparar o carro nos derradeiros minutos, razão pela qual o francês não completou uma volta rápida esta manhã.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria