Christian Horner diz que a Red Bull pediu “esclarecimentos” à FIA sobre o controverso sistema de direção de eixo duplo da Mercedes – mas admite que a sua equipa avaliará até que ponto será benéfico introduzir o DAS no RB16.
Depois de ter estreado o inovador sistema nos testes de pré-temporada, a Mercedes confirmou que está a utilizar o DAS no Grande Prémio da Áustria.
No decorrer da primeira sessão de treinos livres, Valtteri Bottas foi visto a movimentar o volante para trás e para a frente – uma ação que deverá ajustar o toe das rodas dianteiras e que está, por agora, a ser realizada nas voltas de lançamento.
Sabe-se que a Red Bull planeava lançar um protesto contra a Mercedes no Grande Prémio da Austrália caso a equipa optasse por recorrer ao DAS, algo que acabou por não acontecer devido ao cancelamento da corrida.
Embora um protesto já não deva estar nos planos da Red Bull, a equipa solicitou esclarecimentos sobre o sistema junto da FIA.
“Obviamente, é um sistema complicado”, disse Horner, diretor de equipa da Red Bull, durante a primeira sessão de treinos livres. “É um sistema inteligente e, obviamente, estamos à procura de esclarecimentos da FIA e a levantar algumas questões sobre isso.”
No entanto, Horner não descartou a possibilidade de introduzir um sistema semelhante no RB16 de Max Verstappen e Alex Albon durante a temporada.
“Depende do que realmente faz e alcança”, acrescentou Horner. “Tudo tem de ganhar o seu lugar no carro.”
“Obviamente, é um sistema inteligente e engenhoso, mas estas regras são muito complexas. Trata-se de perceber em que parte dos regulamentos se encaixa.”