Lewis Hamilton está na pole position para o Grande Prémio da Emília-Romanha depois de bater os dois Red Bull de Sergio Perez e Max Verstappen, numa sessão em que o sete vezes campeão do mundo foi o mais rápido por apenas 35 milésimos de segundo.
Hamilton, Perez e Verstappen ficaram separados por menos de 1 décimo de segundo, seguidos pelo Ferrari de Charles Leclerc e o AlphaTauri de Pierre Gasly.
Os dois McLaren, de Daniel Ricciardo e Lando Norris, ficaram em 6.º e 7.º, à frente de um dececionante 8.º lugar para Valtteri Bottas.
Esteban Ocon e Lance Stroll completaram o restante top 10.
Surpreendentemente, Carlos Sainz ficou-se pelo Q2, arrancando amanhã da 11.ª posição e terá a companhia de George Russell na 6.ª linha da grelha.
Eliminados também no Q2 foram Sebastian Vettel, Nicolas Latifi e Fernando Alonso, onde o destaque positivo vai para a passagem dos dois pilotos da Williams ao Q2, algo inédito para o piloto canadiano.
De fora no Q3 ficaram os dois Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, os dois Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin, assim como o AlphaTauri de Tsunoda que se despistou nos primeiros minutos da primeira fase da sessão de qualificação.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Emília-Romanha