Lewis Hamilton conquistou a quinta vitória do ano e a 78ª da carreira apesar de não ter sido o primeiro a ver a bandeira de xadrez no Circuito Gilles Villeneuve.
O piloto da Mercedes arrancou da segunda posição e pressionou a liderança de Sebastian Vettel ao longo de toda a corrida, acabando por herdar o triunfo na sequência de uma penalização de cinco segundos atribuída ao alemão.
Numa altura em que se defendia dos ataques de Hamilton, Vettel perdeu momentaneamente o controlo do seu Ferrari na Curva 4 e foi forçado a realizar uma incursão pela relva.
Embora tivesse regressado à pista mesmo à frente de Hamilton, os comissários desportivos entenderam a abordagem de Vettel foi demasiado agressiva e optaram por atribuir uma penalização que impediu a Ferrari de obter a primeira vitória do ano em Montreal.
Charles Leclerc não se envolveu na luta pela vitória mas completou o pódio ao terminar atrás do seu colega de equipa, ao passo que Valtteri Bottas realizou uma corrida discreta para cruzar a meta em quarto.
Depois de arrancar de nono e levar a cabo um longo turno com os pneus duros, Max Verstappen recuperou até quinto e superou os dois Renault de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, que lideraram confortavelmente o segundo pelotão na sétima corrida do ano.
Pierre Gasly não esteve ao nível do seu colega de equipa e foi apenas oitavo numa corrida difícil com o Red Bull.
Diante do seu público, Lance Stroll recuperou de 17º até nono e acumulou dois pontos, enquanto Daniil Kvyat fechou os dez primeiros.
Classificação do Grande Prémio do Canadá