Lewis Hamilton terminou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Canadá no topo da tabela de tempos e na frente do outro Mercedes de Valtteri Bottas.
Utilizando pneus médios, Hamilton rodou em 1:12.767 e superou por 0,147s o tempo estabelecido por Bottas com os macios da Pirelli.
O finlandês queixou-se, no entanto, de falhas na distribuição da potência proveniente do novo motor da Mercedes, dirigindo-se lentamente para as boxes nos derradeiros minutos da sessão com uma perda de pressão de combustível.
Numa manhã tranquila e de domínio para a Mercedes, Charles Leclerc colocou o mais veloz dos Ferraris em terceiro, mas a uns distantes nove décimos de segundo do tempo de Hamilton.
Max Verstappen intrometeu-se entre os pilotos da Ferrari ao realizar um tempo muito semelhante ao de Leclerc, ao passo que Sebastian Vettel terminou a mais de um segundo e no quinto lugar.
Sendo apenas 40 milésimos mais lento do que Vettel, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen alcançou a sexta posição e liderou o segundo pelotão na frente do McLaren de Carlos Sainz.
Daniel Ricciardo levou o melhor dos Renault ao oitavo posto, enquanto Sergio Perez foi nono com o Racing Point e Kevin Magnussen fechou os dez primeiros ao volante do Haas.
Um breve período de Safety Car Virtual foi causado por uma colisão de Antonio Giovinazzi com o muro da Curva 9.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Canadá