Lewis Hamilton diz que não estava à espera de lutar pela primeira linha da grelha de partida e considera que a pole position foi um resultado “chocante” na Hungria.
Se com piso seco a Ferrari e Sebastian Vettel pareciam ser imbatíveis, com o piso molhado a Mercedes recuperou e dominou a qualificação ao assegurar uma dobradinha à chuva.
“Não fazia ideia de que estaria a lutar pela primeira linha ou pela pole position”, disse Hamilton. “Para dizer a verdade, não estávamos à espera disto.”
“É muito bom preencher a primeira linha da grelha, particularmente num fim de semana difícil como este. Com peso seco, pensei que teria sorte se ficasse em terceiro, quarto, ou até quinto.”
“Os Ferraris têm sido rápidos durante todo o fim de semana e nós só estávamos a tentar ficar o mais perto possível. Depois os céus abriram-se e tornou-se um jogo justo…”
Todas as três fases da sessão de qualificação foram marcadas pela chuva, com a eliminação de Daniel Ricciardo, um dos favoritos a um lugar na primeira linha, a comprovar a dificuldade das condições em Budapeste.
“É muito difícil chegar a uma curva e saber quanta aderência vais ter”, acrescentou Hamilton. “É muito desafiante. A certa altura tornou-se extremo e só procurava uma trajetória limpa.”
“Foi uma montanha-russa emocional. Tudo se baseou na paciência e no posicionamento em pista. Não podia estar mais feliz, foi um choque.”