Lewis Hamilton foi penalizado com três posições por ter bloqueado Sergio Pérez na sessão de qualificação em Zandvoort.
O piloto da Mercedes não tinha ido além do 12º posto na sessão e arrancará, por isso, de 15º para a corrida deste domingo.
Embora reconheçam que Hamilton tentou desviar-se de Pérez no incidente entre ambos no Q1, os comissários desportivos consideram que o britânico deveria ter abrandado de forma mais evidente para que o mexicano da Red Bull não fosse prejudicado.
“Hamilton, que estava numa volta de regresso às boxes, foi informado pela equipa de que Pérez estava a aproximar-se numa volta rápida quando entrou na Curva 8”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Hamilton saiu da trajetória à saída da Curva 8 com a intenção de deixar passar Pérez. No entanto, quando Pérez chegou, Hamilton já tinha entrado na Curva 9, regressando à trajetória na saída da Curva 9 e bloqueando, assim, Pérez.”
“Os comissários desportivos determinam que, embora tenha havido um aviso apropriado da equipa e uma tentativa do piloto para sair da frente, Hamilton podia ter abrandado mais para não impedir o outro carro.”