Lewis Hamilton diz ter sofrido vários problemas que condicionaram a gestão dos pneus e o resultado final no Grande Prémio dos Estados Unidos.
No dia do Grande Prémio, a Mercedes viu-se forçada a alterar as bombas de água de ambos os monolugares depois de identificar os problemas no fim da sessão de qualificação.
Hamilton arrancou da pole mas foi batido por Kimi Raikkonen na primeira curva e teve dificuldades para gerir os pneus, terminando em terceiro e adiando a festa do título.
“Viram que o carro estava desconstruído [na manhã desse dia], por isso não foi ideal para a corrida”, disse Hamilton. “Provavelmente se não tivéssemos uma manhã assim, o resultado poderia ter sido diferente.”
Hamilton optou por uma estratégia de duas paragens nas boxes depois de trocar os pneus na primeira parte da corrida durante o período de Safety Car Virtual e disse que a Mercedes foi ultrapassada pela Ferrari ao nível do desempenho em Austin.
“Mas houve mais coisas para além dessas”, acrescentou Hamilton. “Na corrida havia alguns destroços e danificamos o fundo plano. Perdemos uns décimos de segundo com isso, mas provavelmente foi igual para todos.”
“Tivemos outro problema que descobrimos depois da corrida mas não sabemos quanto tempo perdemos com isso.”
Hamilton não quis entrar em detalhes sobre o problema descoberto após a corrida mas revelou que o mesmo pode ter afetado a sua estratégia na corrida.
“Fomos forçados a parar por duas vezes por certas coisas que não estavam ideais com o carro”, afirmou. “Antes da corrida não sabíamos que isso ia acontecer.”
“Se não tivéssemos essa contrariedade, a degradação dos pneus não teria sido um problema tão grande.”