Lewis Hamilton conquistou a 92ª pole position da sua carreira e a quinta no Grande Prémio de Espanha ao superar Valtteri Bottas por 59 milésimos de segundo em Barcelona.
O piloto britânico estabeleceu um tempo de 1:15.584s na primeira tentativa da terceira fase da qualificação e partilhará a primeira linha da grelha de partida com o outro Mercedes de Bottas.
Numa sessão em que, mais uma vez, ninguém conseguiu intrometer-se entre os Mercedes na luta pelo pole position, Max Verstappen garantiu o terceiro posto na grelha, terminando a mais de sete décimos da marca de Hamilton.
Sergio Pérez qualificou-se num positivo quarto posto para a corrida que marcará o seu regresso à Fórmula 1, diante do outro Racing Point de Lance Stroll.
Sendo sete décimos mais lento do que o seu colega de equipa, Alex Albon alinhará em sétimo na grelha, à frente da dupla de pilotos da McLaren, com Carlos Sainz a levar a melhor sobre Lando Norris.
Charles Leclerc foi apenas o nono mais rápido com o Ferrari e Pierre Gasly completou os dez primeiros ao volante do AlphaTauri.
Por dois milésimos de segundo, Sebastian Vettel voltou a ser eliminado no Q2 e será o 11º na grelha de partida para a corrida de amanhã.
O AlphaTauri de Daniil Kvyat e o Renault de Daniel Ricciardo também ficaram eliminados na segunda fase da sessão, assim como o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o outro Renault de Esteban Ocon.
Depois de Romain Grosjean ter levado o Haas à quinta posição nos treinos livres de sexta-feira, a equipa norte-americana foi eliminada com os dois carros no Q1, juntamente com os Williams de George Russell e Nicholas Latifi e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha
