Lewis Hamilton regressou às vitórias numa em que arrancou de 14º e na qual Sebastian Vettel, o seu principal rival na luta pelo título, abandonou na sequência de um acidente sofrido durante um dos vários aguaceiros que marcaram o Grande Prémio da Aleamanha.
Vettel partiu da pole position e liderou a maior parte da corrida até que perdeu o controlo do carro na 52ª volta e não evitou o embate com as barreiras do circuito.
Hamilton arrancou do 14º posto e tirou partido das difíceis condições da pista que apanharam alguns dos pilotos de surpresa e levaram à entrada do Safety Car.
No meio do caos deu-se uma instantânea inversão dos acontecimentos e a dobradinha da Ferrari rapidamente se tornou numa dobradinha da Mercedes à chuva.
O britânico, que nunca tinha ganho uma corrida em que partia fora dos dez primeiros, assume desta forma a liderança do campeonato de pilotos.
Valtteri Bottas terminou em segundo mas ainda tentou atacar a liderança do seu colega de equipa no momento em que o Safety Car regressou às boxes.
O finlandês foi depois informado de que teria de manter a posição e assim o fez diante do Ferrari de Kimi Raikkonen, que completou o pódio em Hockenheim.
Max Verstappen foi um dos pilotos que apostou nos intermédios quando a chuva começou a cair, mas viu-se obrigado a regressar aos slicks e teve de se contentar com a quarta posição.
Nico Hulkenberg obteve o melhor resultado do ano ao ser quinto com o Renault, diante do Haas de Romain Grosjean e dos Force Indias de Sergio Perez e Esteban Ocon.
Marcus Ericsson e Brendon Hartley regressaram aos pontos ao serem, respetivamente, nono e décimo classificados em Hockenheim.
Kevin Magnussen ficou à porta dos lugares pontuáveis e Carlos Sainz foi 12º na sequência de uma penalização de cinco segundos por ter ultrapassado um Sauber durante o período de Safety Car.
A corrida ficou ainda marcada pelo abandono de Daniel Ricciardo, que ao fazer uma corrida de trás para a frente viu o seu Red Bull ficar sem potência.
Classificação do Grande Prémio da Alemanha