Brendon Hartley admitiu que telefonou ao conselheiro da Red Bull quando soube que a Porsche iria terminar o seu programa LMP1 no Campeonato do Mundo de Resistência.
Hartley foi uma surpreendente escolha para substituir Pierre Gasly na Toro Rosso para o Grande Prémio dos Estados Unidos, numa altura em que Carlos Sainz saiu da equipa para rumar à Renault.
A Red Bull apoiou o neozelandês no início da sua carreira dos monolugares mas abandonou-o em 2010. Mais tarde, Hartley focou-se nos Sport Protótipos e integrou o programa da Porsche no WEC, tendo sido campeão em 2015 e alcançando a vitória nas 24 Horas de Le Mans deste ano.
Hartley revelou que contactou a Red Bull quando soube que a Porsche iria abandonar o WEC no final de 2017.
“Liguei ao Helmut depois de saber do fim do programa LMP1 da Porsche, apenas para dizer que estaria disponível se houvesse uma oportunidade”, disse Hartley ao Motorsport.com.
“Ele percebeu a mensagem e agora esta oportunidade surgiu de forma completamente inesperada.”
Hartley esteve a trabalhar no simulador da Red Bull nas últimas semanas mas afirmou que não sabia que isso iria significar um lugar na Toro Rosso para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
“Comecei por testar no simulador e não fiz muitas perguntas”, disse. “Eles disseram-me para ir lá e eu disse “está bem”. Não fazia ideia de que iria haver uma oportunidade para estar em Austin.
“Digamos que não soube disso antes da imprensa.”