Colton Herta afirma ter ficado surpreendido quando soube que a AlphaTauri pretendia contratá-lo para a temporada de 2023 da Fórmula 1.
O piloto norte-americano entrou no radar da formação de Faenza a partir do momento em que a Alpine se mostrou interessada em contratar Pierre Gasly para o lugar de Fernando Alonso.
No entanto, Herta não possui pontos suficientes para garantir uma superlicença, pelo que a sua entrada na grelha do próximo ano está dependente de uma decisão da Federação Internacional do Automóvel.
Herta, que realizou recentemente um teste de dois dias com o monolugar de 2021 da McLaren no Autódromo Internacional do Algarve, admite que não esperava suscitar o interesse de outra equipa.
“Foi um pouco surpreendente quando ouvi falar do interesse porque não pensava que estivesse no radar de mais ninguém”, disse Herta ao Motorsport.com
“Toda a gente na McLaren pareceu realmente satisfeita com a forma como correu o teste e como eu estava física e mentalmente preparado.”
“Portanto, penso que isso ajudou. Mas sim, fiquei um pouco surpreendido quando soube do interesse da AlphaTauri.”
O atual oitavo classificado na temporada de 2022 da IndyCar Series optou por não comentar as especificidades do seu próprio caso, mas afirmou que o campeonato norte-americano de monolugares merece mais reconhecimento por parte da FIA.
No sistema atual, a IndyCar Series é o segundo campeonato que mais pontos atribui, atrás da Fórmula 2 e à frente da Fórmula 3.
“Penso que é complexo e compreendo verdadeiramente os dois lados da discussão”, acrescentou. “A FIA quer proteger as suas categorias de promoção e quer que os seus pilotos passem por esse sistema. Mas acredito que a IndyCar merece um pouco mais de reconhecimento ao invés de estar entre a Fórmula 3 e a Fórmula 2 ao nível de pontos.”
Quando lhe perguntaram se a FIA corria o risco de quebrar a sua estrutura de promoção caso lhe fosse atribuída uma isenção, Herta respondeu: “Não, e para ser honesto, não sei bem o que se passa porque não quis saber.”
“Tenho dito ao meu pai para me manter um pouco fora disso para que me possa concentrar na IndyCar. É difícil, há muitos aspetos que talvez me tenham surpreendido quando os li. Talvez não seja tudo verdade, mas não estou 100% certo, para ser honesto.”